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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56955
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | HOROWITZ, Bernardo | - |
dc.contributor.author | FERNANDES, Beatriz da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-24T13:23:52Z | - |
dc.date.available | 2024-07-24T13:23:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Beatriz da Costa. Procedimento numérico para avaliação das tensões em serviço na armadura ortogonal de cascas de concreto armado. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56955 | - |
dc.description.abstract | Elementos de casca estão presentes em importantes obras de engenharia como reservatórios e lajes de tabuleiro de pontes. Em serviço o desempenho dessas estruturas pode ficar comprometido devido a fissuração do concreto, pondo em risco, por exemplo, a estanqueidade e o estado limite de fadiga. Esses problemas possuem uma dependência da tensão na armadura. De modo que, é na fissura que se observa as maiores flutuações de tensões, logo maiores deformações da armadura, que se traduzem na abertura de fissura. É evidente, portanto, a necessidade do conhecimento dessas tensões para garantir a funcionalidade e durabilidade das estruturas. Diante disso, este trabalho apresenta uma rotina computacional implementada em Python chamada Modelo de Casca Fissurada (Cracked Shell Model – CSM), capaz de calcular as tensões nas armaduras ortogonais em elementos de casca de concreto armado. Para tanto, a espessura da casca é discretizada em lamelas sujeitas a estado plano de tensões. As armaduras são avaliadas a partir do Modelo de Membrana Fissurada (Cracked Membrane Model - CMM), na qual considera o efeito de enrijecimento à tração via Modelo de Banzo Tracionado (Tension Chord Model - TCM). Além disso, também foi desenvolvida uma implementação do CMM utilizando técnicas de otimização para solucionar o sistema de equações. A validação do CMM e CSM foi realizada com dados experimentais e numéricos de painéis disponíveis na literatura, nos quais se mostraram capazes de prever o comportamento completo de elementos de membrana e casca de concreto armado, com alta eficiência numérica. Adicionalmente foi conduzido um estudo sobre o efeito de membrana comprimida em lajes de tabuleiro de pontes, o qual aumenta a resistência dessas lajes. O estudo demonstrou que modelos baseados na teoria de Kirchhoff, como o CSM, não conseguem capturar os esforços oriundos desse efeito, conduzindo a uma carga última inferior à observada em ensaios. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Concreto armado | pt_BR |
dc.subject | Cascas | pt_BR |
dc.subject | Membranas | pt_BR |
dc.subject | Comportamento em serviço | pt_BR |
dc.subject | Tensões na armadura na fissura | pt_BR |
dc.title | Procedimento numérico para avaliação das tensões em serviço na armadura ortogonal de cascas de concreto armado | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Jordlly Reydson de Barros | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8546377445908486 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4821122371021903 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | Shell elements are present in important engineering works such as reservoirs and bridge deck slabs. In service, the performance of these structures may be compromised due to cracking of the concrete, putting at risk, for example, watertightness and the fatigue limit state. These problems have a dependence on the stress in the reinforcement. Thus, it is at the crack that the greatest stress fluctuations are observed, therefore greater deformations of the reinforcement, which translates into crack opening. Therefore, it is evident that there is a need to understand these stresses to guarantee the functionality and durability of structures. In light of this, this work presents a computational routine implemented in Python called Cracked Shell Model (CSM), capable of calculating the stresses in orthogonal reinforcement in reinforced concrete shell elements. To this end, the thickness of the shell is discretized into layers subject to a plane state of stress. The reinforcements are evaluated using the Cracked Membrane Model (CMM), which considers the effect of tension stiffening via the Tension Chord Model (TCM). Furthermore, an implementation of the CMM was also developed using optimization techniques to solve the system of equations. Validation of the CMM and CSM was carried out using experimental and numerical results from panels available in the literature, which proved capable to predict the full behavior of reinforced concrete shell and membrane elements, with high numerical efficiency. Additionally, a study was conducted on the effect of compressive membranes on bridge deck slabs, which increases the resistance of these slabs. The study demonstrated that models based on Kirchhoff's theory, such as the CSM, cannot capture the efforts arising from this effect, leading to an ultimate load lower than that observed in tests. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4382584044561547 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Beatriz da Costa Fernandes.pdf | 8,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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