Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56961
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Iranete Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | ROCHA, Thayline Soares Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-24T14:14:48Z | - |
dc.date.available | 2024-07-24T14:14:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-26 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Thayline Soares Ferreira. Comunicação em aulas de matemática: possibilidades no ensino remoto. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56961 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa insere-se no domínio da Educação Matemática Crítica e particulariza a comunicação nas aulas remotas de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivou compreender como se constitui a comunicação em aulas de matemática realizadas por meio do ensino remoto em duas escolas de uma rede pública municipal do Agreste Pernambuco. Os dados da pesquisa foram produzidos com três professoras de duas escolas públicas municipais sediadas no Agreste de Pernambuco, a partir de um questionário, da observação de aulas, realizadas remotamente em razão da pandemia da Covid-19, e da análise documental de atividades por elas propostas. A primeira parte do questionário visou obter informações sobre o perfil profissional e de experiência das professoras com o ensino da matemática; e a segunda, versou sobre o ensino de matemática por meio do ensino remoto. Para acessar elementos dos padrões de comunicação mobilizados pelas professoras, delimitaram-se a situação corrente e a situação imaginada, que derivam da Educação Matemática Crítica, como categorias analíticas. As respostas das professoras possibilitaram a identificação de dois padrões: o absolutismo burocrático, padrão mais presente, foi caracterizado, por um lado, pela quase ausência de problematização das atividades e, por outro, pela preocupação das professoras em obter sempre as respostas corretas por parte dos estudantes. O diálogo, padrão identificado em menor proporção, manifestou-se a partir de alguns elementos característicos, a exemplo de quando as professoras questionavam os estudantes sobre o conteúdo matemático trabalhado nas aulas e quando os incentivavam a pesquisar sobre determinados temas. Considera-se que esses elementos do diálogo podem se configurar em um ponto de partida para a realização de uma investigação na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Os resultados da pesquisa desenvolvida durante o ensino remoto abrem questionamentos sobre a comunicação que pode se estabelecer nas aulas de matemática presenciais – bem como sobre o papel dos estudantes nessa comunicação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pedagogia crítica – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Comunicação e educação – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Percepção de padrões | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância – Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Comunicação em aulas de matemática : possibilidades no ensino remoto | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1808035954873241 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8522397432350630 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research is part of the field of Critical Mathematics Education and focuses on communication in remote mathematics classes in the early years of elementary school. It aimed to understand how communication is constituted in math classes carried out through remote teaching in two schools in a municipal public network in the Agreste region of Pernambuco. The research data was produced with three teachers, based on a questionnaire, observation of classes carried out remotely due to the Covid-19 pandemic, and documentary analysis of activities they proposed. The first part of the questionnaire aimed to obtain information about the teachers' professional profile and experience in teaching mathematics, and the second part focused on teaching mathematics remotely. In order to access elements of the communication patterns mobilized by the teachers, the current situation and the imagined situation, which derive from Critical Mathematics Education, were defined as analytical categories. The teachers' responses made it possible to identify two patterns: bureaucratic absolutism, the most present pattern, was characterized, on the one hand, by the near absence of problematization of the activities and, on the other, by the teachers' concern with always getting the correct answers from the students. Dialogue, a pattern identified to a lesser extent, manifested itself through some characteristic elements, such as when the teachers questioned the students about the mathematical content worked on in class and when they encouraged them to research certain topics. It is considered that these elements of the dialog can be configured as a starting point for carrying out research from the perspective of Critical Mathematics Education. The results of the research carried out during remote teaching raise questions about the communication that can be established in face-to-face math classes - as well as the role of students in this communication. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Thayline Soares Ferreira Rocha.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons