Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56961

Compartilhe esta página

Título: Comunicação em aulas de matemática : possibilidades no ensino remoto
Autor(es): ROCHA, Thayline Soares Ferreira
Palavras-chave: Pedagogia crítica – Pernambuco; Comunicação e educação – Pernambuco; Percepção de padrões; Diálogo; Matemática (Ensino fundamental); Ensino à distância – Pernambuco
Data do documento: 26-Dez-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ROCHA, Thayline Soares Ferreira. Comunicação em aulas de matemática: possibilidades no ensino remoto. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: A pesquisa insere-se no domínio da Educação Matemática Crítica e particulariza a comunicação nas aulas remotas de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivou compreender como se constitui a comunicação em aulas de matemática realizadas por meio do ensino remoto em duas escolas de uma rede pública municipal do Agreste Pernambuco. Os dados da pesquisa foram produzidos com três professoras de duas escolas públicas municipais sediadas no Agreste de Pernambuco, a partir de um questionário, da observação de aulas, realizadas remotamente em razão da pandemia da Covid-19, e da análise documental de atividades por elas propostas. A primeira parte do questionário visou obter informações sobre o perfil profissional e de experiência das professoras com o ensino da matemática; e a segunda, versou sobre o ensino de matemática por meio do ensino remoto. Para acessar elementos dos padrões de comunicação mobilizados pelas professoras, delimitaram-se a situação corrente e a situação imaginada, que derivam da Educação Matemática Crítica, como categorias analíticas. As respostas das professoras possibilitaram a identificação de dois padrões: o absolutismo burocrático, padrão mais presente, foi caracterizado, por um lado, pela quase ausência de problematização das atividades e, por outro, pela preocupação das professoras em obter sempre as respostas corretas por parte dos estudantes. O diálogo, padrão identificado em menor proporção, manifestou-se a partir de alguns elementos característicos, a exemplo de quando as professoras questionavam os estudantes sobre o conteúdo matemático trabalhado nas aulas e quando os incentivavam a pesquisar sobre determinados temas. Considera-se que esses elementos do diálogo podem se configurar em um ponto de partida para a realização de uma investigação na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Os resultados da pesquisa desenvolvida durante o ensino remoto abrem questionamentos sobre a comunicação que pode se estabelecer nas aulas de matemática presenciais – bem como sobre o papel dos estudantes nessa comunicação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56961
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thayline Soares Ferreira Rocha.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons