Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56967

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Daniela Eugenia Moura de-
dc.contributor.authorCOSTA, Júlia Raquel Farias da-
dc.date.accessioned2024-07-24T16:56:56Z-
dc.date.available2024-07-24T16:56:56Z-
dc.date.issued2024-03-15-
dc.date.submitted2024-03-21-
dc.identifier.citationCOSTA, Júlia Raquel Farias da. As veredas da informação e a anfêmeridade da tradição oral: o papel informativo do Griô nos equipamentos informacionais da Região Nordeste do Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56967-
dc.description.abstractAs tradições orais foram as fontes de informação utilizadas pela humanidade na trajetória de sua existência para a formação de um legado de saberes, valores, costumes e crenças. Com o advento da escrita, o conhecimento humano passou por um processo de hierarquização em que a cultura oral foi subvalorizada. No Brasil, esse fenômeno afetou diretamente os seus povos tradicionalistas, dentre eles os griôs, considerados os herdeiros dos saberes e fazeres da tradição oral de sua comunidade. Entre os espaços que corroboram com esse preceito, os equipamentos informacionais possuem significativa influência, ao que preservam e disseminam as fontes de informação da sociedade. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa é analisar como as práticas de tradições orais Griô podem ser utilizadas como fontes de informação nos equipamentos informacionais do Nordeste brasileiro. Para a sua realização foi feita uma pesquisa com fins exploratórios e descritivos e meios bibliográficos e documentais, por meio dos métodos quantitativo e qualitativo. A amostra da etapa quantitativa foi composta por doze respondentes e a realização da coleta dos dados foi mediante a aplicação de questionários, embasados na literatura nacional. Na fase qualitativa, o método de coleta de dados se deu com a entrevista semi-estruturada, em que o universo de amostragem foram quatro entrevistados. A análise e o diagnóstico dos dados quantitativos foram realizados a partir da análise descritiva, sob o método de Estatística Descritiva, e os dados qualitativos foram por meio da análise pragmática da linguagem. Os resultados quantitativos demonstraram que uma parte considerável dos equipamentos informacionais se relaciona com as tradições orais dos povos tradicionais de sua região, que utilizam elas como fontes de informação e que as têm manifestadas de diferentes formas em seu interior, a principal delas na contação de histórias. Também sinalizam que a maior porcentagem de equipamentos informacionais já tiveram um griô realizando mediação da informação, principalmente no formato de apresentações musicais, de danças e contações de histórias. Além disso, nos contou que metade dos equipamentos informacionais possuem medidas para preservar as tradições orais dos griôs de sua região, e as principais delas são as apresentações de dança com os griôs, rodas de conversa, apresentações musicais, contação de histórias e oficinas. Os resultados qualitativos mostraram que para os entrevistados há uma ideia de que a tradição oral é repassada e que existe uma figura responsável por seu repasse. Adicionalmente, destacaram a dissociação entre a tradição oral e escrita, mas que, quando ambas coexistem, a cultura escrita atua como coadjuvante na preservação das tradições orais. A partir das análises, identificamos a tradição oral como uma fonte de informação, mas que estudá-la como objeto requer uma abordagem decolonial. Os entrevistados demonstraram ter na representação do griô brasileiro o griot africano, e disseram não se identificar em tal categoria. No que se refere a sua presença nos equipamentos informacionais, os participantes afirmaram ter tido diversas práticas de tradição oral nesses espaços. Porém, quanto às bibliotecas, dois deles asseguram que não são locais receptíveis para suas vivências. Por fim, observou-se uma variedade de práticas de tradições orais capazes de se projetar nos equipamentos informacionais, a saber: as contações de histórias, as brincadeiras, a dança, a musicalidade e a capoeira. Conclui-se que as práticas de tradição oral Griô são fontes de informação que devem ser utilizadas no processo de mediação informacional dos equipamentos informacionais do Nordeste brasileiro, para que a sua principal forma de preservação, o repasse, seja mantido.pt_BR
dc.format.extent151 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura imaterialpt_BR
dc.subjectFontes de informaçãopt_BR
dc.subjectMediação da informaçãopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectTradicionalistaspt_BR
dc.titleAs veredas da informação e a anfêmeridade da tradição oral: o papel informativo do Griô nos equipamentos informacionais da Região Nordeste do Brasilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8702304662344944pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5755649500317881pt_BR
dc.description.abstractxOral traditions have been the sources of information used by humanity throughout its existence to form a legacy of knowledge, values, customs and beliefs. With the advent of writing, human knowledge went through a process of hierarchization in which oral culture was undervalued. In Brazil, this phenomenon has directly affected its traditionalist peoples, among them the griôs, who are considered to be the heirs to the knowledge and practices of their community's oral tradition. Among the spaces that corroborate this precept, information equipment has a significant influence, as it preserves and disseminates society's sources of information. In view of this, the aim of this research is to analyze how the practices of Griô oral traditions can be used as sources of information in information facilities in the Northeast of Brazil. The research was carried out using exploratory and descriptive methods and bibliographic and documentary means, using quantitative and qualitative methods. The sample for the quantitative stage consisted of twelve respondents and data was collected using questionnaires based on national literature. In the qualitative phase, the data collection method used semi-structured interviews, in which four interviewees were sampled. The quantitative data was analyzed and diagnosed using descriptive statistics, and the qualitative data was analyzed using pragmatic language analysis. The quantitative results showed that a considerable proportion of the information equipment is related to the oral traditions of the traditional peoples of their region, who use them as sources of information and have them manifested in different ways within them, the main one being in storytelling. They also point out that the highest percentage of information equipment has already had a griô mediating the information, mainly in the form of musical performances, dances and storytelling. They also told us that half of the information facilities have measures in place to preserve the oral traditions of the griôs in their region, the main ones being dance performances with the griôs, conversation circles, musical performances, storytelling and workshops. The qualitative results showed that for the interviewees there is an idea that oral tradition is passed on and that there is a figure responsible for passing it on. In addition, they highlighted the dissociation between oral and written tradition, but that when the two coexist, written culture acts as an adjunct in preserving oral traditions. Based on the analysis, we identified oral tradition as a source of information, but that studying it as an object requires a decolonial approach. The interviewees showed that their representation of the Brazilian griot was that of the African griot, and said that they did not identify themselves in this category. With regard to their presence in information facilities, the participants said they had experienced various oral tradition practices in these spaces. However, with regard to libraries, two of them said that they were not receptive to their experiences. Finally, we observed a variety of oral tradition practices capable of being projected in information facilities, namely: storytelling, games, dance, musicality and capoeira. The conclusion is that Griô oral tradition practices are sources of information that should be used in the process of information mediation of information equipment in the Brazilian Northeast, so that their main form of preservation, passing on, is maintained.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Júlia Raquel Farias da Costa.pdf11,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons