Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56977
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PESSOA, Alberto Ricardo | - |
dc.contributor.author | DAVID, Lara Leal | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T12:27:24Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T12:27:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
dc.identifier.citation | DAVID, Lara Leal. (Ou)visse o verso? Processos criativos em poesia híbrida. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56977 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo analisar os processos criativos autorais da poesia em formato híbrido. Os relatos apresentam a poesia como diluidora das fronteiras entre linguagens e demonstram os impactos do acaso no processo criativo. O histórico da poesia na arte contemporânea é analisado a partir da influência de poetartistas que compartilham a transdisciplinaridade, a poética e a abertura ao acaso como essencial em seus próprios processos. A metodologia se baseia na Crítica Genética, pelo olhar de Cecília Salles e na leitura semiótica de Charles Pierce pela ótica de Lúcia Santaella, referentes ao uso das linguagens artísticas em cruzamento. O relato dos processos apresenta a poesia aberta aos suportes para a hibridação entre visual, sonoro, relacional e imaginário. Com base na crítica e na pesquisa metodológica, é exposto ainda, como a criação se modifica em relação ao acaso na prática, em que processos são interrompidos para o desenvolvimento de uma nova ideia. Apresenta-se, portanto, os caminhos percorridos, tendo a poesia em estado híbrido como guia na intenção de ativar sentidos múltiplos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Poesia híbrida | pt_BR |
dc.subject | Poesia visual | pt_BR |
dc.subject | Poesia sonora | pt_BR |
dc.subject | Poema-objeto | pt_BR |
dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | (Ou)visse o verso? Processos criativos em poesia híbrida | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8479222065459070 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6167799335143402 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation analyzes the authorial creative processes of poetry in a hybrid format. The reports present poetry as blurring the boundaries between languages, and demonstrate the impacts of chance on the creative process. The history of poetry in contemporary art is analyzed based on the influence of poetartists who share transdisciplinarity, poetics and openness to chance as an essential on their own processes. The methodology is based on Genetic Criticism, from the perspective of Cecília Salles and the semiotic reading of Charles Pierce from the perspective of Lúcia Santaella regarding the use of artistic languages in intersection. The report of the processes presents poetry open to supports for the hybridization between visual, sound, relational and imaginary. Based on critic and methodological research, it is also exposed how creation changes in relation to chance in practice, in which processes are interrupted for the development of a new idea. Therefore, the paths taken are presented with poetry in a hybrid state as a guide with the intention of activating multiple senses. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Lara Leal David.pdf | 5,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons