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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56978
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | GOMES, Alfredo Macedo | - |
dc.contributor.author | LIMA JUNIOR, José Arnor de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T12:48:53Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T12:48:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.citation | LIMA JUNIOR, José Arnor de. Protagonismo do professor surdo nas políticas da UFPE. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56978 | - |
dc.description.abstract | A entrada dos surdos na Universidade Pública se deu de forma mais ampla por meio de políticas linguísticas, especialmente a Lei no 10.436/02 e o Decreto no 5.6256/05, que resultaram, por exemplo, na criação do Curso de Letras Libras (bacharelado e licenciatura). Tal fato resultou em novas demandas e responsabilidades das instituições públicas de ensino superior para que possibilitassem, tanto para estudantes, quanto para servidores docentes e técnicos(as)- administrativos e para a comunidade surda em geral, o projeto de materialização da universidade pública inclusiva. Diante disso, propomos em nossa pesquisa analisar a implementação de políticas institucionais e educacionais no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com vistas à inserção do surdo professor no ensino superior na perspectiva inclusiva. Nossa metodologia é de caráter qualitativo e interpretativo, utilizando-se enquanto método de investigação o Estudo de Caso, dividido nas seguintes fases: fase exploratória ou definição do foco de estudo, fase de coleta de dados e fase de análise sistemática dos dados. Mais especificamente, foram identificados os documentos institucionais voltados para a educação inclusiva no contexto da UFPE; ocorreu também a aplicação de entrevista estruturada com quinze (15) questões, realizadas com cinco (05) surdos/as professores/as com experiencia docente. Após a sistematização e análise dos dados, notamos a importância de políticas institucionais que contribuam na formação contínua do surdo professor considerando suas especificidades linguísticas e culturais, e as lacunas formativas desde a escolarização até o ensino superior; ainda, a valorização da percepção do surdo professor enquanto importante componente na constituição, implementação e avaliação de ações concernentes às políticas educacionais posto que, no caso dos surdos, é a partir das demanda(s) do sujeito(s) surdo(s) como protagonismo que a universidade deverá responder ética e responsavelmente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Surdo Professor | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | UFPE | pt_BR |
dc.title | Protagonismo do professor surdo nas políticas da UFPE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1440239727065998 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9556013338525128 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The entry of the deaf into the university took place more broadly through language policies, especially Law 10.436/02 and Decree 5.6256/05, which resulted, for example, in the creation of the Brazilian sign Language Course (bachelor and degree). This fact exposed new demands and responsibilities of public institutions of higher education to make it possible - both for students, employees and the deaf external community - an inclusive public university. In view of this, we propose in our research “to analyze the implementation of educational policies at the UFPE Education Center, with a view to the inclusion of deaf teachers in higher education from an inclusive perspective. Our methodology is situated as field research, with an interpretive qualitative character, using as an investigation method: the Case Study, divided into the following phases: exploratory phase or definition of study focuses, data collection phase or delimitation of studies and systematic data analysis phase. More specifically, institutional documents aimed at inclusive education in the context of UFPE were identified and a structured questionnaire with 15 (fifteen) questions was applied, with the participation of 5 (five) deaf people who had/have teaching experience at UFPE. After systematizing and analyzing the data, we note the importance of institutional policies that contribute to the continuous training of deaf teachers, considering their linguistic and cultural specificities, and the training gaps from schooling to higher education; and also, the appreciation of the perception of the deaf teacher as an important component in the constitution, implementation and evaluation of actions concerning inclusive educational policies since, in the case of the deaf, it is based on the demand(s) of the deaf subject(s) as protagonist that the university must respond ethically and responsibly. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO José Arnor de Lima Júnior.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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