Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56982
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CORREIA, Anna Elizabeth Galvão Coutinho | - |
dc.contributor.author | SILVA, Juliana de Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T12:57:41Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T12:57:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Juliana de Albuquerque. Tecendo a manhã: um estudo das práticas de mediação cultural das bibliotecas comunitárias em Rede de Pernambuco - Releitura. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56982 | - |
dc.description.abstract | Caracteriza as práticas de mediação cultural das bibliotecas comunitárias como instrumentos que contribuem para a apropriação cultural das comunidades em que estão inseridas as bibliotecas da RELEITURA. Como objetivos específicos, discute a biblioteca comunitária como um instrumento de cultura na Ciência da Informação; apresenta as atividades de mediação e apropriação cultural promovidas pelas bibliotecas comunitárias da RELEITURA; reflete o papel das políticas culturais no funcionamento das bibliotecas comunitárias no estado de Pernambuco; analisa as ações de mediação cultural da RELEITURA como formas de enraizamento comunitário. Metodologicamente configura-se como uma pesquisa que se aproxima ao método etnográfico, exploratório. Utiliza a pesquisa bibliográfica e documental. Apresenta as ações que são executadas pela Rede RELEITURA, por meio das técnicas de análise documental e interpretativa, que permitiram identificar duas categorias de análise: a mediação cultural explicita e mediação cultural implícita. Como resultado mostra que a mediação cultural em bibliotecas, cruzadas com as ações da RELEITURA, mostra que as bibliotecas comunitárias da Rede materializam mediações culturais e contribuem para que os indivíduos sejam inseridos como protagonistas no percurso cultural e, assim, em processos dinâmicos de apropriação, podendo se apoderar, ressignificar e reconstruir os bens culturais, bem como inventá- los, defini-los e renová-los. Afirma que as ações de mediação cultural existem para fortalecer as bibliotecas dentro das comunidades, convergindo para o enraizamento comunitário das instituições nos territórios. Ao final, considera essencial que o poder público viabilize políticas públicas para a garantia dos direitos ao livro, leitura, literatura e bibliotecas, com um olhar sensível para o modo de gestão compartilhada, inerente às Bibliotecas Comunitárias. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | bibliotecas comunitárias | pt_BR |
dc.subject | mediação cultural | pt_BR |
dc.subject | políticas públicas de leitura | pt_BR |
dc.subject | _bibliotecas comunitárias em rede | pt_BR |
dc.title | Tecendo a manhã : um estudo das práticas de mediação cultural das bibliotecas comunitárias em Rede de Pernambuco - Releitura | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Edilene Maria da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6001165585083532 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7416324505673009 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Informacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research characterizes the cultural mediation practices of community libraries as instruments that contribute to the cultural appropriation of the communities in which the RELEITURA libraries are located. As specific goals, it discusses the community library as an instrument of culture in Information Science; presents the mediation and cultural appropriation activities promoted by RELEITURA Community Libraries; reflects the role of cultural policies in the functioning of community libraries in the state of Pernambuco; analyzes RELEITURA’s cultural mediation actions as forms of community roots. Methodologically, the research approaches the ethnographic and exploratory methods, and uses bibliographic and documentary research. It presents the actions carried out by the RELEITURA Network, through documentary and interpretative analysis techniques, which allowed the identification of two categories of analysis: explicit cultural mediation and implicit cultural mediation. As a result, it shows that cultural mediation in libraries, crossed with the actions of RELEITURA; shows that the Network's community libraries materialize cultural mediations and contribute to individuals being inserted as protagonists in the cultural journey and, thus, in dynamic processes of appropriation, being able to seize, re-signify and reconstruct cultural assets, as well as invent, define and renew them. It states that cultural mediation actions exist to strengthen libraries within communities, converging on the community rooting of institutions in territories. In conclusion, it considers it’s essential that public authorities enable public policies to guarantee the rights to books, reading, literature and libraries, with a sensitive eye on the shared management mode, inherent to Community Libraries. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2926539030183375 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Juliana de Albuquerque Silva.pdf | 3,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons