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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56982

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Título: Tecendo a manhã : um estudo das práticas de mediação cultural das bibliotecas comunitárias em Rede de Pernambuco - Releitura
Autor(es): SILVA, Juliana de Albuquerque
Palavras-chave: bibliotecas comunitárias; mediação cultural; políticas públicas de leitura; _bibliotecas comunitárias em rede
Data do documento: 31-Out-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Juliana de Albuquerque. Tecendo a manhã: um estudo das práticas de mediação cultural das bibliotecas comunitárias em Rede de Pernambuco - Releitura. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Caracteriza as práticas de mediação cultural das bibliotecas comunitárias como instrumentos que contribuem para a apropriação cultural das comunidades em que estão inseridas as bibliotecas da RELEITURA. Como objetivos específicos, discute a biblioteca comunitária como um instrumento de cultura na Ciência da Informação; apresenta as atividades de mediação e apropriação cultural promovidas pelas bibliotecas comunitárias da RELEITURA; reflete o papel das políticas culturais no funcionamento das bibliotecas comunitárias no estado de Pernambuco; analisa as ações de mediação cultural da RELEITURA como formas de enraizamento comunitário. Metodologicamente configura-se como uma pesquisa que se aproxima ao método etnográfico, exploratório. Utiliza a pesquisa bibliográfica e documental. Apresenta as ações que são executadas pela Rede RELEITURA, por meio das técnicas de análise documental e interpretativa, que permitiram identificar duas categorias de análise: a mediação cultural explicita e mediação cultural implícita. Como resultado mostra que a mediação cultural em bibliotecas, cruzadas com as ações da RELEITURA, mostra que as bibliotecas comunitárias da Rede materializam mediações culturais e contribuem para que os indivíduos sejam inseridos como protagonistas no percurso cultural e, assim, em processos dinâmicos de apropriação, podendo se apoderar, ressignificar e reconstruir os bens culturais, bem como inventá- los, defini-los e renová-los. Afirma que as ações de mediação cultural existem para fortalecer as bibliotecas dentro das comunidades, convergindo para o enraizamento comunitário das instituições nos territórios. Ao final, considera essencial que o poder público viabilize políticas públicas para a garantia dos direitos ao livro, leitura, literatura e bibliotecas, com um olhar sensível para o modo de gestão compartilhada, inerente às Bibliotecas Comunitárias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56982
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

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