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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56989

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Título: Ensino de língua portuguesa na educação escolar indígena : analisando concepções e práticas docentes no contexto do povo Pankará
Autor(es): FERREIRA, Isabelle Sedícias Nascimento
Palavras-chave: Ensino da língua portuguesa; Educação escolar indígena; Escola indígena
Data do documento: 10-Mai-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FERREIRA, Isabelle Sedícias Nascimento. Ensino de língua portuguesa na educação escolar indígena: analisando concepções e práticas docentes no contexto do povo Pankará. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O objetivo geral desta pesquisa consiste em investigar como acontece o ensino de língua portuguesa desenvolvido pelos professores Pankará na Educação Escolar Indígena do povo Pankará, localizado no estado de Pernambuco, Brasil. Em relação aos objetivos específicos, pretendemos: 1) identificar e analisar fundamentos, concepções e crenças dos professores Pankará no ensino de língua portuguesa; 2) identificar e analisar documentos e referenciais orientadores da prática desses professores no ensino de língua portuguesa; e 3) observar e analisar metodologias de ensino de língua portuguesa e procedimentos didáticos desenvolvidos por esses professores na Educação Escolar Indígena. Em termos teóricos, definimos a concepção sociointeracionista e dialógica da língua(gem) como quadro referencial para o ensino de língua portuguesa, recorrendo aos estudos de diferentes autores que, assim como nós, fundamentam-se na perspectiva bakhtiniana, dentre os quais podemos citar Suassuna (2012), Costa-Hübes (2011), Antunes (2009) e Geraldi ([1984] 1997a; [1984] 1997b; [1984] 1997c). No que se refere à metodologia, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, cujos instrumentos e procedimentos de análise de dados compreenderam: entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação, a partir de um enfoque discursivo. Mais especificamente, para alcançarmos os objetivos geral e específicos traçados, entrevistamos a coordenadora da Escola Estadual Indígena Tia Amélia Caxiado – nosso lócus de pesquisa – e duas professoras Pankará que ministram a disciplina língua portuguesa na referida escola; analisamos os planejamentos de ensino dessas professoras; e observamos as aulas de língua portuguesa por elas ministradas. Após a análise dos dados e discussão dos resultados, em linhas gerais, concluímos que tanto os planejamentos de ensino quanto os discursos e as práticas das professoras Pankará participantes desta pesquisa revelam mesclas de abordagens, na medida em que, ao mesmo tempo, as docentes procuram superar paradigmas tradicionais e reproduzem modelos cristalizados de ensino de língua(gem), principalmente no que tange à prática da análise linguística nas aulas de língua portuguesa. Destacamos, portanto, a necessidade da formação (inicial e continuada) de professores para a reconfiguração do ensino de língua portuguesa na educação básica, em específico, na Educação Escolar Indígena. Por fim, considerando os objetivos e limites desta pesquisa, evidenciamos que se faz necessário também o desenvolvimento de outros estudos e pesquisas sobre o ensino de língua portuguesa na Educação Escolar Indígena, em especial, no contexto do povo Pankará.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56989
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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