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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57005

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dc.contributor.advisorANDRADE, Klesia Garcia-
dc.contributor.authorOLIVEIRA NETO, João Flávio de-
dc.date.accessioned2024-07-25T14:52:32Z-
dc.date.available2024-07-25T14:52:32Z-
dc.date.issued2023-11-14-
dc.identifier.citationOLIVEIRA NETO, João Flávio de. A pandemia de COVID-19 e o ensino de música na educação básica: as mídias sociais e a prática docente. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57005-
dc.description.abstractA temática abordada nesta pesquisa apresenta algumas inquietações que relacionam o ensino de música e a pandemia de Covid-19. O estudo teve como objetivo geral compreender as práticas docentes desenvolvidas no ensino de música, na educação básica, durante a pandemia de Covid-19, na perspectiva dos professores entrevistados. Os objetivos específicos são: identificar os processos de apropriação tecnológica nas aulas de música durante a pandemia de Covid-19 (de 2019 até 2021); analisar as concepções dos professores de música sobre suas práticas docentes no período da pandemia de Covid-19 (de 2019 até 2021); analisar as dimensões da cultura participativa digital e da cultura escolar vinculadas ao ensino de música durante a pandemia de Covid-19. A metodologia utilizada orienta-se pela abordagem qualitativa, com uso de entrevistas narrativas. Foram entrevistados cinco professores licenciados em música e que atuaram na educação básica durante a pandemia, no momento de isolamento social e suspensões das atividades educacionais presenciais. A fundamentação teórica articula perspectivas sobre a cultura participativa digital, cultura escolar e a atuação docente contextualizada, com vistas a uma prática significativa. Foi observado que as aulas do Ensino Remoto Emergencial foram desafiadoras e contaram com o comprometimento dos professores, que passaram a utilizar as mídias sociais para o prosseguimento das suas atividades escolares. Durante este processo, as possibilidades de atuação docente foram ampliadas devido a suas capacidades de adaptação diante de diversos desafios. A dificuldade de acesso à internet apresenta-se como problemática recorrente. O estudo pretende contribuir, de uma forma ampliada, para os campos da educação, música e sociedade, especificamente quanto aos desafios que a educação básica encontra no que se refere às práticas pedagógicas vinculadas aos aspectos culturais e nas demandas emergenciais, como no caso da pandemia de Covid-19.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecteducação musical e educação básicapt_BR
dc.subjectmídias sociaispt_BR
dc.subjectensino de música e isolamento socialpt_BR
dc.subjectcultura participativa digital e cultura escolarpt_BR
dc.subjectpandemia de Covid-19pt_BR
dc.titleA pandemia de COVID-19 e o ensino de música na educação básica : as mídias sociais e a prática docentept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5627354121827746pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5106120464248751pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThe theme addressed in this research presents some concerns that relate music teaching and the Covid-19 pandemic. The general objective of the study was to understand the teaching practices developed in music teaching, in basic education, during the Covid-19 pandemic, from the perspective of the teachers interviewed. The specific objectives are: identify the processes of technological appropriation in music classes during the Covid-19 pandemic (from 2019 to 2021); analyze music teachers' conceptions of their teaching practices during the Covid-19 pandemic period (from 2019 to 2021); analyze the dimensions of digital participatory culture and school culture linked to music teaching during the Covid-19 pandemic. The methodology used is guided by a qualitative approach, using narrative interviews. Five teachers with music degrees who worked in basic education during the pandemic, at a time of social isolation and suspensions of in-person educational activities, were interviewed. The theoretical foundation articulates perspectives on digital participatory culture, school culture and contextualized teaching practice, with a view to meaningful practice. It was observed that the Emergency Remote Education classes were challenging and had the commitment of the teachers, who started to use social media to continue their school activities. During this process, the possibilities of teaching were expanded due to their ability to adapt and be creative when faced with various challenges. Difficulty accessing the internet presents itself as a recurring problem. The study intends to contribute, in an expanded way, to the fields of education, music and society, specifically regarding the challenges that basic education encounters with regard to pedagogical practices linked to cultural aspects and emergency demands, such as the case of the pandemic of Covid-19.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

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