Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57009
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Isael João de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T17:00:28Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T17:00:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-25 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Isael João de. Perfil das pessoas com deficiência na educação física escolar: uma atualização. 2024. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57009 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desse estudo foi analisar na literatura evidências científicas que nos apresente o perfil das pessoas com deficiência na educação física escolar, mostrando como ocorre a inclusão das PCD’s nas aulas de educação física. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão integrativa da literatura, foram realizados levantamentos bibliográficos nas principais bases de dados - Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde/ Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (LILACS/MEDLINE), PubMed (National Library of Medicine) e Scientific Eletronic, Library Online (SCIELO), simultaneamente com a aplicação do operador booleano “AND” e “OR”, em português e inglês, entre os anos (2013–2023). Após o processo de filtragem e seleção dos artigos para a estruturação da pesquisa, obteve-se um total de 06 artigos. Os estudos mostraram elementos relevantes sobre o perfil das pessoas com deficiência e o processo de inclusão nas aulas de educação física escolar, a inclusão esteve associado a três fatores básicos: adaptação, participação e aprendizagem, tanto a partir da percepção dos alunos, quanto dos professores, no entanto, quando não há adaptação, diálogo e flexibilização curricular, no geral as crianças com deficiência realizam pouca ou nenhuma atividade física. Foi possível verificar que quando o professor cria diferentes estratégias de ensino nas aulas de educação física, as crianças com deficiência tendem a serem mais ativas e participativas, portanto, correndo menor riscos do aparecimento e surgimento de doenças associadas. A inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de educação física depende muito da atitude positiva do professor, pois ao realizar atividades embasadas na perspectiva inclusiva ele garante o desenvolvimento integral de todas as crianças, com e sem deficiência. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | pessoas com deficiências | pt_BR |
dc.subject | educação física | pt_BR |
dc.subject | inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Perfil das pessoas com deficiência na educação física escolar: uma atualização | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8520804480373099 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1370555928023240 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this study was to analyze scientific evidence in the literature that presents the profile of people with disabilities in school physical education, showing how the inclusion of PWDs in physical education classes occurs. This is a descriptive study, of the integrative literature review type, bibliographical surveys were carried out in the main databases - Virtual Health Library (VHL); Latin American Literature in Health Sciences/Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (LILACS/MEDLINE), PubMed (National Library of Medicine) and Scientific Electronic, Library Online (SCIELO), simultaneously with the application of the Boolean operator “AND” and “ OR”, in Portuguese and English, between the years (2013–2023). After the process of filtering and selecting articles to structure the research, a total of 06 articles were obtained. The studies showed relevant elements about the profile of people with disabilities and the process of inclusion in school physical education classes, inclusion was associated with three basic factors: adaptation, participation, and learning, both from the perception of students and teachers, however, when there is no adaptation, dialogue and curricular flexibility, children with disabilities generally perform little or no physical activity. It was possible to verify that when the teacher creates different teaching strategies in physical education classes, children with disabilities tend to be more active and participatory, therefore, running a lower risk of the appearance and emergence of associated diseases. The inclusion of students with disabilities in physical education classes largely depends on the teacher's positive attitude, as by carrying out activities based on an inclusive perspective, he guarantees the integral development of all children, with and without disabilities. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4745-9658 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC PARA DEPOSITO 2024.pdf | 364,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons