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Título : "É muita manobra fazer uma viola" : investigando as construções artesanais de violas de samba do Recôncavo Baiano
Autor : VERAS, Rodrigo Chaves
Palabras clave : Organologia; Luteria; Samba de roda
Fecha de publicación : 9-abr-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : VERAS, Rodrigo Chaves. "É muita manobra fazer uma viola": investigando as construções artesanais de violas de samba do Recôncavo Baiano. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : As violas de samba do Recôncavo Baiano não são apenas objetos produtores de sons. Elas podem carregar em sua própria materialidade traços afetivos, simbólicos, sagrados, históricos e construtivos que fazem parte da identidade cultural de sambadores e sambadeiras de sambas de roda praticados no norte do Recôncavo. Não só os instrumentos em si, mas também objetos utilizados em suas construções podem ser encarados como materiais significativos que constituem parte do patrimônio musical brasileiro. A partir de discussões sobre tecnologias construtivas, aspectos biográficos de construtores, terminologias locais de instrumentos e de partes que os compõem, e valorização de acervos que contem entre seus itens violas de samba e objetos associados, busquei elaborar uma narrativa organológica que tivesse como fio condutor as construções de violas de samba, seus construtores e os contextos sociais e culturais onde essas práticas artesanais se desenvolveram. Através de análises de dados verbais, visuais, documentais recolhidos ao longo da pesquisa, bem como estudos metodologicamente organizados em violas com histórias reconhecidamente ligadas a sambas de roda em dois acervos, Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga e Acervo do Espaço Cultural Essa Viola Dá Samba!, foi possível interpretar que as violas de samba podem apresentar tamanhos, ornamentos, tecnologias construtivas particulares que dialogam com as trajetórias dos principais construtores estudados. Além disso, as violas de samba, em especial as violas machete, têm ganhado visibilidade nos últimos anos, sobretudo, após a inclusão da revitalização da construção artesanal de violas de samba no plano de salvaguarda previsto como uma das ações do processo de patrimonialização do samba de roda do Recôncavo Baiano. Diversos projetos culturais previram em suas atividades a retomada dessa prática artesanal, e esse longo processo tem culminado em construções recentes de violas de samba. Neste contexto, a presente pesquisa buscou entender qual o grau de participação e atuação de sambadeiras, sambadores, violeiros e construtores nesse longo processo que dura há cerca de vinte anos. A investigação procurou contribuir com o processo de retomada da construção artesanal de violas de samba condensando boa parte da bibliografia sobre o assunto e informações que possam ser adicionadas aos debates sobre como tem se dado a retomada desta prática artesanal.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57056
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Música

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