Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57068

Compartilhe esta página

Título: Estudo exploratório sobre a noção de lucro com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): SILVA, Aryelle Patrícia da
Palavras-chave: Psicologia cognitiva; Formação de conceitos; Teoria dos campos conceituais; Noção de lucro; Ensino básico
Data do documento: 26-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Aryelle Patrícia da. Estudo exploratório sobre a noção de lucro com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Dentre as diversas possibilidades de apreensão dos conceitos financeiros, a ideia de lucro seria uma das mais relevantes na formação inicial, pois colabora na articulação de outros conceitos econômicos, sendo fundamental para o desenvolvimento de competências na administração do pensamento financeiro. Partindo da perspectiva teórica dos Campos Conceituais (Vergnaud, 1985), o presente estudo teve como objetivo geral examinar a compreensão de lucro frente a situações financeiras de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade do Recife. Como objetivos específicos buscou (i) verificar que elementos do mundo financeiro são mobilizados pelos participantes em situações de julgamento envolvendo a noção de lucro; (ii) identificar que fatores são levados em consideração quando se é solicitado a avaliar um valor de venda que gere lucro; (iii) avaliar se há diferenças de raciocínio apresentadas pelos participantes quando submetidos a situações de lucro de produto e de serviço. Para isso, 80 estudantes frequentando o 3o e o 5o ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade do Recife foram entrevistados individualmente, sendo 40 de cada ano escolar. Eles foram solicitados a resolverem dois blocos de atividades, a saber: Bloco 1, foi proposta uma situação envolvendo a associação da palavra lucro com outras palavras, na qual as crianças eram solicitadas a “pensar alto” sobre palavras associadas à noção de lucro. Posteriormente, Bloco 2, foram apresentadas atividades que envolveram seis situações de julgamento sobre situações de lucro, sendo três situações sobre a venda de produtos e três situações sobre a venda de serviços. A análise dos dois blocos de situações envolveu a avaliação do desempenho dos dois grupos participantes, e posteriormente, sobre as justificativas fornecidas por cada estudante. No Bloco 1, para a análise de desempenho, foram implementadas três análises. A primeira análise realizou a identificação das palavras evocadas pelos participantes quando questionados sobre as cinco palavras associadas à lucro. A segunda análise, investigou de forma mais minuciosa a primeira palavra evocada. Já para a análise das justificativas, no Bloco 1, foram analisados e categorizados três tipos de respostas dadas pelos participantes à primeira palavra evocada. No Bloco 2, foi realizada uma análise estatística, envolvendo categorias de tipos de respostas, para o desempenho, distribuídas em acerto e erro. Para a análise das justificativas, foram identificados quatro tipos de raciocínios dados pelos participantes. Os resultados evidenciaram que, para o Bloco 1, tanto o 3o ano quanto o 5o ano associaram predominante lucro à palavra dinheiro e que os participantes do 5o obtiveram uma variedade maior de associação de palavras relacionadas ao contexto financeiro, comparados ao 3o ano, além de explicitar melhor o raciocínio operado nas justificativas fornecidas para a primeira palavra evocada. Para o Bloco 2, os participantes do 5o ano também apresentaram um desempenho geral melhor nas situações envolvendo o julgamento de venda de produtos e serviços. Num contexto geral, houve uma maior compreensão do conceito de lucro em situações de serviço em comparação com situações de produto nos dois anos escolares, embora o 5o ano tenha demonstrado um desempenho significativamente maior que o 3o ano nas duas situações propostas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57068
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Aryelle Patrícia da Silva.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons