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Título: Inclusão escolar da criança com a síndrome congênita do Zika Vírus (SCZV) no 1o ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Recife
Autor(es): ROCHA, Marina Lins de Carvalho
Palavras-chave: Educação inclusiva; Inclusão escolar; Doenças congênitas
Data do documento: 27-Dez-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ROCHA, Marina Lins de Carvalho. Inclusão escolar da criança com a síndrome congênita do Zika Vírus (SCZV) no 1o ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Recife. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente estudo se propôs a investigar como uma professora da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem percebido a inclusão escolar da criança com a Síndrome Congênita do Zika vírus na rotina escolar, nas atividades pedagógicas na escola, nas relações sociais entre as crianças e os adultos, estando matriculada no 1o ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais em uma escola municipal de ensino de Recife. Nessa perspectiva, os objetivos específicos se constituíram, em: (i) compreender qual é a concepção de inclusão escolar da professora do AEE; (ii) identificar como a professora do AEE planeja a rotina da criança com SCZv nos espaços da escola; (iii) analisar como as crianças e os adultos estabelecem relações e interações sociais com a criança com SCZv; e (iv) observar como se dão às práticas pedagógicas em sala de aula e na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) com essa criança. Dessa forma, nossa pesquisa se fundamentou nas contribuições da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1997, 2001, 2007, 2011, 2019), em que o desenvolvimento biológico e social são processos indissociáveis do desenvolvimento humano. Além disso, os estudos deste teórico sobre a Defectologia nos ajudaram a compreender a constituição da pessoa com deficiência na sociedade, reconhecendo- a como um sujeito sócio-histórico-cultural, ativo no seu próprio processo de aprendizagem. Apoiamo-nos na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) e na atual legislação brasileira, a exemplo da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Lei n.o 13.146/2015; dentre outros documentos, de modo a afirmar a escola como um espaço de promoção e desenvolvimento da criança com deficiência no contexto de inclusão escolar. A nossa pesquisa é de natureza qualitativa, tratando-se de uma abordagem histórico-cultural (Minayo, 2007). Dessa forma, optamos pelo estudo de caso (Gil, 2009), por se tratar de um delineamento de estudo e de coleta de dados que nos orientou na construção dos dados empíricos, tendo sido realizado por meio da observação participante da rotina escolar da criança com SCZv, de anotações em um caderno como suporte dos registros escritos e de videografia para registrar o cotidiano escolar da criança com SCZv na sala de aula regular. Além disso, realizamos uma entrevista guiada com a professora do AEE para compreender o universo da inclusão escolar dessa criança. As análises e interpretações dos dados foram divididas em duas propostas de análise, sendo a primeira a Análise Temática (Minayo, 2014) e a segunda, a Análise do Discurso (Charaudeau, 2019). Em linhas gerais, os resultados revelaram um complexo processo de inclusão escolar que se iniciou durante a pandemia de Covid-19 e nos mostrou como a Educação Especial tem um longo caminho para remover as barreiras atitudinais e físicas que dificultam o pleno desenvolvimento da criança com deficiência na escola, uma vez que, a partir das reflexões de Vigotski, vimos que os caminhos alternativos do desenvolvimento da criança com SCZv não foram considerados na condução da sua aprendizagem. Evidencia-se assim a importância de um trabalho articulado e colaborativo entre os professores da sala de aula regular e do AEE, por meio de um planejamento pedagógico que, de fato, possibilite à criança o acesso ao currículo e que considere as suas especificidades de aprendizagem nas atividades escolares, para que, dessa forma, estas sejam significativas, e a criança, de fato, seja incluída na escola.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57088
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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