Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57091

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMEDINA, Luciano Lacerda-
dc.contributor.authorSILVA, Mariane Barbosa da-
dc.date.accessioned2024-07-30T19:51:32Z-
dc.date.available2024-07-30T19:51:32Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.date.submitted2024-04-15-
dc.identifier.citationSILVA, Mariane Barbosa da. Arquitetura como ferramenta educacional: Projeto de escola Infantil montessoriana na cidade do Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57091-
dc.description.abstractA educação infantil e o desenvolvimento projetual é uma pauta do campo da arquitetura que vem ganhando cada vez mais destaque, por trazer em foco a arquitetura e a pedagogia como instrumentos potencializadores das relações entre o espaço e o aluno. Com isso, esse tópico se faz de extrema importância para os ambientes escolares, projetados com o objetivo de intensificar o aprendizado das crianças, trazendo resultados positivos ao ensino. Dentre os diversos métodos pedagógicos, o método de montessori traz uma abordagem diferente da educação tradicional, onde mostra como o ambiente pode contribuir com a autonomia e o desenvolvimento saudável da criança, assim, a arquitetura entra como ferramenta palpável considerando as estratégias abordadas por montessori e mostrando como suas ideias podem se reverberar na arquitetura escolar. O trabalho apresentado desenvolve uma proposta projetual de uma escola de ensino infantil na cidade do Recife embasada no método de montessori e adaptadas ao contexto da cidade, sendo um equipamento com uma proposta de atender não só as necessidades da criança mas também servir de apoio a comunidade do entorno.pt_BR
dc.format.extent114p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArquitetura Escolarpt_BR
dc.subjectMétodo Montessoript_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectProjeto Arquitetônicopt_BR
dc.titleArquitetura como ferramenta educacional: Projeto de escola infantil montessoriana na cidade do Recife.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9047562840836910pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8757665404029483pt_BR
dc.description.abstractxPreschool education and project development is an agenda in the field of architecture that has been gaining more and more prominence, as it brings architecture and pedagogy into focus as instruments that enhance relationships between space and user. Therefore, this topic is extremely important for school environments designed with the aim of intensifying children's learning, bringing positive results to teaching. Among the various pedagogical methods, the Montessori method brings a different approach to traditional education, where it shows how the environment can contribute to the child's autonomy and healthy development. In this way, architecture comes in as a tangible tool considering the strategies addressed by Montessori and showing how your ideas can reverberate in preschool architecture. The work presented develops a architecture proposal for a preschool in the city of Recife based on the Montessori method and adapted to the city's context, being an equipment with a proposal to meet not only the needs of the child but also serve as support for the community.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009-0005-8903-2301pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Mariane Barbosa da Silva.pdf122,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons