Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57091

Share on

Title: Arquitetura como ferramenta educacional: Projeto de escola infantil montessoriana na cidade do Recife.
Authors: SILVA, Mariane Barbosa da
Keywords: Arquitetura Escolar; Método Montessori; Educação Infantil; Projeto Arquitetônico
Issue Date: 25-Mar-2024
Citation: SILVA, Mariane Barbosa da. Arquitetura como ferramenta educacional: Projeto de escola Infantil montessoriana na cidade do Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A educação infantil e o desenvolvimento projetual é uma pauta do campo da arquitetura que vem ganhando cada vez mais destaque, por trazer em foco a arquitetura e a pedagogia como instrumentos potencializadores das relações entre o espaço e o aluno. Com isso, esse tópico se faz de extrema importância para os ambientes escolares, projetados com o objetivo de intensificar o aprendizado das crianças, trazendo resultados positivos ao ensino. Dentre os diversos métodos pedagógicos, o método de montessori traz uma abordagem diferente da educação tradicional, onde mostra como o ambiente pode contribuir com a autonomia e o desenvolvimento saudável da criança, assim, a arquitetura entra como ferramenta palpável considerando as estratégias abordadas por montessori e mostrando como suas ideias podem se reverberar na arquitetura escolar. O trabalho apresentado desenvolve uma proposta projetual de uma escola de ensino infantil na cidade do Recife embasada no método de montessori e adaptadas ao contexto da cidade, sendo um equipamento com uma proposta de atender não só as necessidades da criança mas também servir de apoio a comunidade do entorno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57091
Appears in Collections:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Mariane Barbosa da Silva.pdf122,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons