Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57101

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFEITOSA, Saulo Ferreira-
dc.contributor.authorTAVARES, Ana Carolina de Vasconcelos Arruda-
dc.date.accessioned2024-07-31T12:09:06Z-
dc.date.available2024-07-31T12:09:06Z-
dc.date.issued2024-05-09-
dc.identifier.citationTAVARES, Ana Carolina de Vasconcelos Arruda. Educação em saúde no pré-natal: conhecimento de primíparas sobre a amamentação. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57101-
dc.description.abstractAté 1980, o Brasil não possuía políticas governamentais específicas para promover o aleitamento humano (AH), mas o aumento do desmame precoce gerou preocupações de saúde pública, levando a reflexões sobre o tema. Apesar dos avanços legais e estratégicos, a cultura do desmame persiste, reforçando o papel tradicional da mulher como provedora de cuidados maternos e domésticos. Reconhece-se que o AH é influenciado por fatores sociais, econômicos, políticos e culturais, e seu entendimento adequado capacita indivíduos a tomar decisões informadas. O presente estudo tem como objetivo analisar os conhecimentos sobre amamentação apreendidos por pessoas primíparas durante o pré-natal. Constitui-se de uma pesquisa de campo, exploratória, descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, realizada em um serviço público de saúde em Caruaru-PE. A coleta de dados foi por meio de uma entrevista semiestruturada. Os resultados destacaram a importância da educação em saúde, tanto na formação dos profissionais de saúde, quanto na orientação oferecida às gestantes e puérperas. Além disso, ressaltou-se a necessidade de um novo paradigma que integre diversos aspectos, incluindo históricos, sociais, culturais e econômicos, para preparar indivíduos e suas redes de apoio para o AH. Esse modelo educacional baseia-se em uma abordagem crítico-reflexiva, incentivando a participação ativa no processo de aprendizagem e promovendo uma compreensão significativa e transformadora do tema.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeite humanopt_BR
dc.subjectEducação – Aspectos políticos – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectSaúde pública – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectCuidado pré-natal – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectPrimeira gravidez – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectQualificações profissionais – Caruaru (PE)pt_BR
dc.titleEducação em saúde no pré-natal : conhecimento de primíparas sobre a amamentaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCASTRO, Ricardo José de Souza-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2194208352842268pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7755039016472671pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxUntil 1980, Brazil did not have specific government policies to promote human breastfeeding, but the increase in early weaning generated public health concerns, leading to reflections on the topic. Despite legal and strategic advances, the culture of weaning persists, reinforcing the traditional role of women as providers of maternal and domestic care. It is recognized that human breastfeeding is influenced by social, economic, political and cultural factors, and its adequate understanding enables individuals to make informed decisions. The present study aims to analyze the knowledge about breastfeeding learned by primiparous people during prenatal care. It consists of an exploratory, descriptive field research, with a quantitative- qualitative approach, carried out in a public health service in Caruaru-PE. Data collection was through a semi-structured interview. The results highlighted the importance of health education, both in the training of health professionals and in the guidance offered to pregnant and postpartum women. Furthermore, the need for a new paradigm that integrates several aspects, including historical, social, cultural and economic, was highlighted to prepare both individuals and their support networks for human breastfeeding. This educational model is based on a critical-reflective approach, encouraging active participation in the learning process and promoting a meaningful and transformative understanding of the topic.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6169792180894213pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ana Carolina de Vasconcelos Tavares.pdf848,45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons