Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57101
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FEITOSA, Saulo Ferreira | - |
dc.contributor.author | TAVARES, Ana Carolina de Vasconcelos Arruda | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T12:09:06Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T12:09:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-09 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Ana Carolina de Vasconcelos Arruda. Educação em saúde no pré-natal: conhecimento de primíparas sobre a amamentação. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57101 | - |
dc.description.abstract | Até 1980, o Brasil não possuía políticas governamentais específicas para promover o aleitamento humano (AH), mas o aumento do desmame precoce gerou preocupações de saúde pública, levando a reflexões sobre o tema. Apesar dos avanços legais e estratégicos, a cultura do desmame persiste, reforçando o papel tradicional da mulher como provedora de cuidados maternos e domésticos. Reconhece-se que o AH é influenciado por fatores sociais, econômicos, políticos e culturais, e seu entendimento adequado capacita indivíduos a tomar decisões informadas. O presente estudo tem como objetivo analisar os conhecimentos sobre amamentação apreendidos por pessoas primíparas durante o pré-natal. Constitui-se de uma pesquisa de campo, exploratória, descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, realizada em um serviço público de saúde em Caruaru-PE. A coleta de dados foi por meio de uma entrevista semiestruturada. Os resultados destacaram a importância da educação em saúde, tanto na formação dos profissionais de saúde, quanto na orientação oferecida às gestantes e puérperas. Além disso, ressaltou-se a necessidade de um novo paradigma que integre diversos aspectos, incluindo históricos, sociais, culturais e econômicos, para preparar indivíduos e suas redes de apoio para o AH. Esse modelo educacional baseia-se em uma abordagem crítico-reflexiva, incentivando a participação ativa no processo de aprendizagem e promovendo uma compreensão significativa e transformadora do tema. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Leite humano | pt_BR |
dc.subject | Educação – Aspectos políticos – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Saúde pública – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Cuidado pré-natal – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Primeira gravidez – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Qualificações profissionais – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.title | Educação em saúde no pré-natal : conhecimento de primíparas sobre a amamentação | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CASTRO, Ricardo José de Souza | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2194208352842268 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7755039016472671 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | Until 1980, Brazil did not have specific government policies to promote human breastfeeding, but the increase in early weaning generated public health concerns, leading to reflections on the topic. Despite legal and strategic advances, the culture of weaning persists, reinforcing the traditional role of women as providers of maternal and domestic care. It is recognized that human breastfeeding is influenced by social, economic, political and cultural factors, and its adequate understanding enables individuals to make informed decisions. The present study aims to analyze the knowledge about breastfeeding learned by primiparous people during prenatal care. It consists of an exploratory, descriptive field research, with a quantitative- qualitative approach, carried out in a public health service in Caruaru-PE. Data collection was through a semi-structured interview. The results highlighted the importance of health education, both in the training of health professionals and in the guidance offered to pregnant and postpartum women. Furthermore, the need for a new paradigm that integrates several aspects, including historical, social, cultural and economic, was highlighted to prepare both individuals and their support networks for human breastfeeding. This educational model is based on a critical-reflective approach, encouraging active participation in the learning process and promoting a meaningful and transformative understanding of the topic. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6169792180894213 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ana Carolina de Vasconcelos Tavares.pdf | 848,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons