Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57101

Compartilhe esta página

Título: Educação em saúde no pré-natal : conhecimento de primíparas sobre a amamentação
Autor(es): TAVARES, Ana Carolina de Vasconcelos Arruda
Palavras-chave: Leite humano; Educação – Aspectos políticos – Caruaru (PE); Saúde pública – Caruaru (PE); Cuidado pré-natal – Caruaru (PE); Primeira gravidez – Caruaru (PE); Qualificações profissionais – Caruaru (PE)
Data do documento: 9-Mai-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: TAVARES, Ana Carolina de Vasconcelos Arruda. Educação em saúde no pré-natal: conhecimento de primíparas sobre a amamentação. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Até 1980, o Brasil não possuía políticas governamentais específicas para promover o aleitamento humano (AH), mas o aumento do desmame precoce gerou preocupações de saúde pública, levando a reflexões sobre o tema. Apesar dos avanços legais e estratégicos, a cultura do desmame persiste, reforçando o papel tradicional da mulher como provedora de cuidados maternos e domésticos. Reconhece-se que o AH é influenciado por fatores sociais, econômicos, políticos e culturais, e seu entendimento adequado capacita indivíduos a tomar decisões informadas. O presente estudo tem como objetivo analisar os conhecimentos sobre amamentação apreendidos por pessoas primíparas durante o pré-natal. Constitui-se de uma pesquisa de campo, exploratória, descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, realizada em um serviço público de saúde em Caruaru-PE. A coleta de dados foi por meio de uma entrevista semiestruturada. Os resultados destacaram a importância da educação em saúde, tanto na formação dos profissionais de saúde, quanto na orientação oferecida às gestantes e puérperas. Além disso, ressaltou-se a necessidade de um novo paradigma que integre diversos aspectos, incluindo históricos, sociais, culturais e econômicos, para preparar indivíduos e suas redes de apoio para o AH. Esse modelo educacional baseia-se em uma abordagem crítico-reflexiva, incentivando a participação ativa no processo de aprendizagem e promovendo uma compreensão significativa e transformadora do tema.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57101
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Carolina de Vasconcelos Tavares.pdf848,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons