Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57116

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Sicília Calado-
dc.contributor.authorSILVA, Tatiana Gedales Carneiro da-
dc.date.accessioned2024-07-31T14:18:17Z-
dc.date.available2024-07-31T14:18:17Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.citationSILVA, Tatiana Gedales Carneiro da. "Refazimento": o corpo negro feminino na obra de Rosana Paulino. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57116-
dc.description.abstractA arte contemporânea brasileira tem se posicionado de forma contundente nos debates sobre gênero e raça na atualidade. Neste cenário, Rosana Paulino, artista paulistana e mulher negra, apresenta reflexões e posicionamentos marcantes acerca de questões sociais como discriminação e racismo, centrando sua poética nas vivências das mulheres negras brasileiras e nos vários tipos de violência sofridos por esta população. Considerando a obra de Paulino, esta proposta de dissertação tem como objetivo compreender e analisar a representação de corpos femininos negros (re)criados pela artista, tomando como base referências da história e teoria da arte, com foco na arte contemporânea, bem como perspectivas feministas críticas e decoloniais que orientam o debate sobre questões raciais e de gênero na arte. Nesta direção, busca compreender como corpo da mulher negra na obra da artista ganha significados por meio de uma metodologia particular que emprega a costura das memórias e articula poeticamente materialidades têxteis com fotografias, comunicando histórias e vivências de existir que atravessam e configuram o ser/viver como mulher negra no Brasil e no mundo. As séries Mulheres Jatobás (2019), Mulher Búfala(2019) e Mulheres Mangues(2023) selecionadas para a pesquisa, são representativas das questões centrais que Paulino desenvolve, se destacando pela narrativa contra-oficial da colonização portuguesa no Brasil apresentanda e pela experiência do corpo feminino negro que (re)elabora. Nessas obras, a artista articula reflexões originais dos anseios que contornam as relações entre produções artísticas e expectativas sociais de gênero, apresentando uma crítica às noções tradicionais de feminilidade, amplamente disseminadas em nossa cultura.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCorpo Feminino Negropt_BR
dc.subjectRosana Paulinopt_BR
dc.subjectArte Contemporâneapt_BR
dc.title"Refazimento" : o corpo negro feminino na obra de Rosana Paulinopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0801319343600268pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6692703559800264pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxContemporary Brazilian art has assertively engaged in discussions surrounding gender and race. Within this context, Rosana Paulino, an artist from São Paulo and a Black woman, presents compelling reflections and positions on social issues like discrimination and racism. Her poetic expression centers on the experiences of Black Brazilian women and the various forms of violence endured by this population. This dissertation proposal, grounded in art history and theory, especially within contemporary art, and incorporating critical feminist and decolonial perspectives, seeks to understand and analyze the representation of (re)created Black female bodies in Paulino's work. The artist employs a unique methodology, stitching together memories and poetically combining textile materials with photographs. This communicates stories and experiences of existence that affect and shape the being and living of Black women in the world. The selected series for this research – "Mulheres Jatobás" (2019), "Mulher Búfala" (2019), and "Mulheres Mangues" (2023) – exemplify the central themes Paulino explores. These works are notable for their counter- official narrative of Portuguese colonization in Brazil and the (re)elaboration of the experience of the Black female body. In these artworks, the artist articulates original reflections on the aspirations entwined with the relationships between artistic productions and societal gender expectations. This results in a critique of traditional notions of femininity widely disseminated in our culture.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Tatiana Gedales Carneiro da Silva.pdf6,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons