Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57136

Compartilhe esta página

Título: Sob a luz de lampiões : currículos e processos de subjetivação no sertão de Pernambuco
Autor(es): MOREIRA, Gilberto de Araújo
Palavras-chave: Curriculo; Teoria do discurso; Cangaço
Data do documento: 7-Mai-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MOREIRA, Gilberto de Araújo. Sob a luz de lampiões: currículos e processos de subjetivação no sertão de Pernambuco. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta tese investiga dinâmicas políticas e discursos em processos de subjetivação de estudantes do ensino médio no município de Serra Talhada - PE, berço de Lampião. De abril, 2019 a março, 2020, visitamos cinco escolas, entrevistamos gestores, professores, alunos e acompanhamos ações da Fundação Cultural Cabras de Lampião. Estivemos também em Piranhas, Alagoas, local da morte do cangaceiro. Nossas investigações se basearam em preceitos pós-estruturalistas de Laclau e Mouffe, que veem o sujeito na posição de enunciador de significados produzidos por instituições e diversos contextos que o circundam. No primeiro capítulo, apresentamos o desmembramento dessa teoria na abordagem das lógicas de Glynos e Howarth, apontando para a interpretação/interpelação de elementos constituidores da cultura do Cangaço e das representações do Sertão que nos atravessam discursivamente. Apresentamos as acepções do significante currículo, em análise discursiva, e evidenciamos suas políticas como parte integrante dos processos de subjetivação. Encontramos nos estudos de Alice Lopes, Elizabeth Macedo, Hugo Costa, Anna Luiza Oliveira, Gustavo Oliveira, Joanildo Burity, Daniel Mendonça e Thiago Ranniery as bases de análise vinculadas a temas como currículo, diferença, gênero, sexualidade, pertencimento racial e regional e religiosidade. O segundo capítulo expõe a trajetória de campo, a interpretação de currículos governamentais e o contato com o público entrevistado, através de uma enquete com cerca de 500 alunas/os e de oficinas pedagógicas com cerca de 100 estudantes. Evidenciamos a influência da Fundação Cultural Cabras de Lampião o imaginário e a educação no município. Examinamos os Parâmetros Curriculares do Estado e buscamos suas referências na Base Nacional Comum Curricular. A intenção foi evidenciar a produção de currículos na própria escola, nas ações de gestores, docentes, estudantes e da comunidade que a atravessa discursivamente. No terceiro capítulo, apresentamos a disputa de sentidos em torno do termo juventude através da tese de Josefina Bolis e da dissertação de Priscila Ribeiro. Trazemos opiniões de estudantes e professores que ilustram disputas por sentido que reforçam categorias universalizantes, capazes de promover fixações momentâneas e que extrapolam as intenções de simplesmente nomear. Finalmente, tentamos levantar questões a respeito do orgulho de ser, que, de uma forma ou outra, nunca (e sempre) nos escapa. Nas tentativas de ocupar ou inaugurar os espaços, das tantas relações em que nos incluímos, buscamos a autoafirmação daqueles com quem nos identificamos. Nessa possibilidade de positivação, o orgulho de ser pode fazer frente ao que nos constitui e ao que nos diferencia; ao que desde já (e sempre) estamos sendo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57136
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Gilberto de Araújo Moreira.pdf4,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons