Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57137

Compartilhe esta página

Título: Otimização do processo de armazenamento e transporte de amostra indeformada de solo em uma empresa de engenharia geotécnica no sudeste do Brasil, uma proposta de produto
Autor(es): GARCIA, Priscilla Garbelim
Palavras-chave: Ergonomia; Usabilidade; Amostra Indeformada de Solo; Geotecnia; Construção Civil
Data do documento: 24-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GARCIA, Priscilla Garbelim. Otimização do processo de armazenamento e transporte de amostra indeformada de solo em uma empresa de engenharia geotécnica no sudeste do Brasil, uma proposta de produto. 2024. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A engenharia geotécnica é um ramo da engenharia que efetua investigações para analisar as condições geológicas dos solos. Essa investigação é realizada por meio de ensaios em laboratório e em in loco com o solo. Para tanto, são realizadas coletas de amostras de solo deformadas e indeformadas. As amostras indeformadas de solo para manter as suas características originais do campo até o laboratório, onde serão ensaiadas, necessitam de um procedimento específico e serem armazenadas adequadamente em uma caixa. Este estudo tem como objetivo geral otimizar o processo de armazenamento e transporte de amostras indeformadas de solo em uma empresa de engenharia geotécnica no Sudeste do Brasil, através da proposição de um produto com vistas à redução de riscos ergonômicos para os trabalhadores envolvidos na atividade. A relevância deste estudo está em possibilitar a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e a proteção adequada da amostra de solo. O estudo de natureza teórico-empírica foi desenvolvido através de uma pesquisa exploratória qualitativa, com apoio em bibliografias e pesquisas de observação de campo. Para investigar e compreender as atividades e necessidades dos trabalhadores envolvidos nos serviços de coleta, armazenamento e transporte de amostras indeformadas de solo, foi elaborado uma análise ergonômica preliminar como parte da metodologia GODP - Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos, aplicada para o desenvolvimento do novo produto. Durante a aplicação do método, foi realizada também, a condução de testes de usabilidade tanto com o produto atual como com o produto proposto. Foram desenvolvidos dois modelos de caixa e testado em campo. A principal diferença, entre a caixa utilizada atualmente e as caixas propostas, estão na forma de fechamento e na pega, modificações que contribuíram para otimizar as atividades estudadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57137
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Priscilla Garbelim Garcia.pdf8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons