Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57156

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTIAGO, Augusto César Pessôa-
dc.contributor.authorMELO, Raquel Pereira de-
dc.date.accessioned2024-08-01T14:05:15Z-
dc.date.available2024-08-01T14:05:15Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationMELO, Raquel Pereira de. Sequência didática e uso de trilha interpretativa como recurso pedagógico no ensino de ecologia na caatinga. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57156-
dc.description.abstractNo contexto educacional atual, observa-se lacunas significativas no ensino tradicional, especialmente na compreensão dos alunos sobre ecologia na caatinga. Diante disso, destaca-se a importância crucial do espaço não formal como uma abordagem inovadora para promover a alfabetização científica (capacidade do indivíduo ler, compreender e expressar opinião sobre assuntos que envolvam a Ciência) de maneira mais envolvente e eficaz. Há um interesse crescente em trilhas em ambientes naturais como recurso pedagógico, proporcionando respostas positivas e efetivas na compreensão prática da ecologia. Este estudo desenvolveu e implementou uma Sequência Didática (SD) qualitativa, utilizando observação participante. Realizado na Escola de Referência em Ensino Médio José Pereira Burgos, em Custódia-PE, e no Parque Estadual Mata da Pimenteira, em Serra Talhada-PE, o estudo envolveu 36 estudantes do 2o ano do Ensino Médio. A SD abordou a ecologia na caatinga, incluindo a construção de uma trilha interpretativa como recurso pedagógico. Os procedimentos metodológicos incluíram a elaboração da trilha do Macaco na Mata da Pimenteira, reconhecimento de pontos de interesse, aplicação de questionário prévio, aula expositiva, incubadora de ideias, aula de campo, dinâmica de produção de material didático e divulgação de conteúdo. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários, fichas de campo e registros fotográficos durante a aula de campo, e a SD foi avaliada com instrumentos de acompanhamento evolutivo. A análise do questionário prévio mostrou um conhecimento pré- existente sobre a caatinga, sugerindo oportunidades para aprofundamento. A abordagem prática e investigativa permitiu aos alunos relacionar conceitos teóricos com situações reais, melhorando a compreensão e aplicação do conhecimento biológico. Os resultados foram compartilhados por meio de exposição fotográfica e material informativo digital, fortalecendo a relação dos alunos com o meio ambiente e a comunidade escolar. Esse trabalho colaborou significativamente na promoção do conhecimento, estimulando a aproximação e contextualização dos alunos com os fenômenos naturais e contribuindo para a formação científico-cidadã dos estudantes. A SD promoveu a alfabetização científica, desenvolvendo competências e habilidades como observação, reflexão crítica, oralidade, argumentação, uso de conceitos científicos, cooperação e engajamento em pesquisas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectInvestigação das soluçõespt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleSequência didática e uso de trilha interpretativa como recurso pedagógico no ensino de ecologia na caatingapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4011731196631375pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5588512571924381pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxIn the current educational context, significant gaps are observed in traditional teaching, especially in students' understanding of ecology in the caatinga. In light of this, the crucial importance of non-formal space stands out as an innovative approach to promoting scientific literacy (the individual's ability to read, understand, and express opinions on matters involving Science) in a more engaging and effective way. There is a growing interest in trails in natural environments as a pedagogical resource, providing positive and effective responses in the practical understanding of ecology. This study developed and implemented a qualitative Didactic Sequence (DS), using participant observation. Carried out at the José Pereira Burgos High School Reference School, in Custódia-PE, and at the Mata da Pimenteira State Park, in Serra Talhada-PE, the study involved 36 students in the 2nd year of high school. The DS addressed ecology in the caatinga, including the construction of an interpretive trail as a pedagogical resource. The methodological procedures included the preparation of the Macaco na Mata da Pimenteira trail, recognition of points of interest, application of a preliminary questionnaire, expository class, idea incubator, field class, dynamic production of teaching material, and dissemination of content. Data collection occurred through questionnaires, field notes, and photographic records during the field class, and the DS was evaluated with evolutionary monitoring instruments. Analysis of the preliminary questionnaire showed pre- existing knowledge about the caatinga, suggesting opportunities for further development. The practical and investigative approach allowed students to relate theoretical concepts to real situations, improving the understanding and application of biological knowledge. The results were shared through a photographic exhibition and digital informational material, strengthening students' relationship with the environment and the school community. This work significantly contributed to knowledge promotion, encouraging students to approach and contextualize natural phenomena and contributing to the scientific-citizen training of students. The DS promoted scientific literacy, developing skills and abilities such as observation, critical reflection, oral communication, argumentation, use of scientific concepts, cooperation, and engagement in research.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Raquel Pereira de Melo.pdf4,72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons