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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57156

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Título: Sequência didática e uso de trilha interpretativa como recurso pedagógico no ensino de ecologia na caatinga
Autor(es): MELO, Raquel Pereira de
Palavras-chave: Ecologia; Investigação das soluções; Ensino de Ciências
Data do documento: 27-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MELO, Raquel Pereira de. Sequência didática e uso de trilha interpretativa como recurso pedagógico no ensino de ecologia na caatinga. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: No contexto educacional atual, observa-se lacunas significativas no ensino tradicional, especialmente na compreensão dos alunos sobre ecologia na caatinga. Diante disso, destaca-se a importância crucial do espaço não formal como uma abordagem inovadora para promover a alfabetização científica (capacidade do indivíduo ler, compreender e expressar opinião sobre assuntos que envolvam a Ciência) de maneira mais envolvente e eficaz. Há um interesse crescente em trilhas em ambientes naturais como recurso pedagógico, proporcionando respostas positivas e efetivas na compreensão prática da ecologia. Este estudo desenvolveu e implementou uma Sequência Didática (SD) qualitativa, utilizando observação participante. Realizado na Escola de Referência em Ensino Médio José Pereira Burgos, em Custódia-PE, e no Parque Estadual Mata da Pimenteira, em Serra Talhada-PE, o estudo envolveu 36 estudantes do 2o ano do Ensino Médio. A SD abordou a ecologia na caatinga, incluindo a construção de uma trilha interpretativa como recurso pedagógico. Os procedimentos metodológicos incluíram a elaboração da trilha do Macaco na Mata da Pimenteira, reconhecimento de pontos de interesse, aplicação de questionário prévio, aula expositiva, incubadora de ideias, aula de campo, dinâmica de produção de material didático e divulgação de conteúdo. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários, fichas de campo e registros fotográficos durante a aula de campo, e a SD foi avaliada com instrumentos de acompanhamento evolutivo. A análise do questionário prévio mostrou um conhecimento pré- existente sobre a caatinga, sugerindo oportunidades para aprofundamento. A abordagem prática e investigativa permitiu aos alunos relacionar conceitos teóricos com situações reais, melhorando a compreensão e aplicação do conhecimento biológico. Os resultados foram compartilhados por meio de exposição fotográfica e material informativo digital, fortalecendo a relação dos alunos com o meio ambiente e a comunidade escolar. Esse trabalho colaborou significativamente na promoção do conhecimento, estimulando a aproximação e contextualização dos alunos com os fenômenos naturais e contribuindo para a formação científico-cidadã dos estudantes. A SD promoveu a alfabetização científica, desenvolvendo competências e habilidades como observação, reflexão crítica, oralidade, argumentação, uso de conceitos científicos, cooperação e engajamento em pesquisas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57156
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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