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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57174

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Título: O papel da biblioteca universitária na inclusão de usuários com TDAH: um estudo sob a ótica do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): MARTINS, Rozane Patrícia Varejão
Palavras-chave: Acessibilidade; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; Inclusão Social
Data do documento: 14-Mar-2024
Citação: MARTINS, Rozane Patrícia Varejão. O papel da biblioteca universitária na inclusão de usuários com TDAH: um estudo sob a ótica do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco. 2024. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Biblioteconomia, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas que são desenvolvidas atualmente pela Biblioteca Central por meio do Laboratório de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco, com intuito de promover a acessibilidade de usuários com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Apresenta compreensões acerca do TDAH na fase adulta quanto às suas principais características, as dificuldades apontadas no processo da leitura, além das políticas públicas existentes atualmente. A abordagem metodológica tem cunho exploratório, bibliográfico e trata-se de um estudo de caso. Na pesquisa foram descritas as ações realizadas pelo laboratório e como essas ações podem afetar diretamente usuários com TDAH e sua permanência em ambiente acadêmico, tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram que as ações desenvolvidas até o presente momento têm se mostrado satisfatórias e eficazes dentro das limitações existentes para os atuais usuários dos serviços, porém, também evidenciou uma falha na inclusão de pessoas com TDAH no processo de divulgação e incentivo a utilização dos serviços prestados. Conclui-se que o laboratório, através das adaptações textuais e dos serviços prestados de maneira geral, tem se apresentado como uma importante ferramenta na inclusão informacional de alunos com transtorno de leitura, mas que precisa de melhorias contínuas, inclusive no processo de visibilidade dos alunos com TDAH.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57174
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