Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57195

Share on

Title: Sequência didática com uma aula experimental com uso do kefir para o aprendizado do metabolismo energético
Authors: SANTOS, Paulo Pedro Torres dos
Keywords: Bioquímica; Sequência didática; Kefir
Issue Date: 25-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SANTOS, Paulo Pedro Torres dos. Sequência didática com uma aula experimental com uso do kefir para o aprendizado do metabolismo energético. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: O metabolismo energético através da fermentação com Kefir de leite ocorre em ambientes sem oxigênio, convertendo lactose em energia. Essa rota metabólica, conduzida por microrganismos presentes no Kefir, produz ácido lático e álcool, gerando produtos fermentados como iogurte e outros. A pesquisa aborda a eficácia de uma Sequência Didática (SD) centrada no ensino do metabolismo energético através da fermentação com Kefir de leite, buscando superar desafios enfrentados no ensino tradicional de Biologia para turmas de Ensino Médio. Dessa forma, possui como objetivo geral desenvolver uma Sequência Didática com uma aula experimental para aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio sobre o tema: Metabolismo Energético com foco em fermentação. A metodologia envolveu o planejamento e implementação da SD adotando-se o ensino por investigação, ao qual as aulas aconteceram em três encontros ao longo de quatro aulas, seguida por uma análise detalhada dos resultados obtidos que indicam que a proposta possibilitou uma experiência de aprendizado envolvente, promovendo o desenvolvimento de habilidades de investigação, análise crítica e resolução de problemas. Os alunos demonstraram maior interesse e engajamento nas aulas, evidenciando a viabilidade da abordagem proposta. Logo, conclui-se que apesar dos desafios enfrentados, como a baixa adesão dos alunos e a falta de recursos laboratoriais, a SD mostrou-se eficaz em despertar o interesse dos estudantes e facilitar a compreensão de conceitos bioquímicos e microbiológicos. Deseja-se que a SD desenvolvida possa inspirar outros educadores e contribuir para uma abordagem mais dinâmica e participativa no ensino de ciências biológicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57195
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Paulo Pedro Torres dos Santos.PDF
  Embargoed Item Until 2026-08-03
2,84 MBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons