Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57197

Compartilhe esta página

Título: A perspectiva de Exploração de Problemas em Design no desenvolvimento de artefatos inovadores em projetos de pesquisa de um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) em Saúde
Autor(es): ARAÚJO, Andrea Antunes Cavalcanti de
Palavras-chave: Exploração de problemas; Design; Metodologia; Artefatos de saúde; Instituto de ciência e tecnologia
Data do documento: 26-Out-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAÚJO, Andrea Antunes Cavalcanti de. A perspectiva de Exploração de Problemas em Design no desenvolvimento de artefatos inovadores em projetos de pesquisa de um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) em Saúde. 2023. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: As rápidas transformações tecnológicas e científicas presentes na área de Saúde demandam a necessidade de se rever práticas e novos modelos em seus ambientes produtivos, na entrega de soluções associadas às reais necessidades da sociedade e alocação eficiente de recursos. Nesse contexto, o presente estudo teve sua ênfase no potencial de diálogo e possíveis benefícios entre o campo de Design e um ambiente científico de desenvolvimento de produtos do setor de Saúde. O Design, em sua atividade de exploração de problemas, tem a perspectiva estudada em projetos de pesquisa de um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) em Saúde, quanto à lógica presente na definição dos problemas e soluções nos artefatos gerados no ambiente. Primeiramente, foi realizada uma revisão integrativa de literatura para o levantamento das abordagens que se associam à atividade de Exploração de Problemas (EP) em Design na sua perspectiva recente. Dentre essas abordagens e consideradas como dimensões teóricas de análise: a coevolução problema-solução, a multidisciplinaridade e a sistematização de métodos. Essa perspectiva teórica embasou a etapa empírica do estudo - a avaliação das dinâmicas envolvidas nos projetos de pesquisa do edital de Produtos Inovadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - para a identificação de fatores potenciais de aderência da ótica do Design no ambiente. Os resultados indicaram como aspectos favoráveis: a importância da problematização e busca de soluções assertivas às necessidades dos usuários, a multidisciplinaridade e atuação colaborativa como elementos essenciais para a viabilidade projetual, além da integração como principal desafio no impulso à inovação. Em relação à adoção de práticas associadas ao campo de Design, a natureza do projeto demonstrou influenciar na suscetibilidade, verificado maior potencial para os produtos relacionados a recursos de informação em saúde. Por fim, observadas as particularidades entre as dimensões teóricas de Design e o ambiente pesquisado do ICT, a proposição de diretrizes institucionais e estruturação de um guia com indicação de etapas e percurso para auxílio na definição de problemas e soluções, em consonância com os princípios de Inovação e Design.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57197
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Andrea Antunes Cavalcanti de Araújo.pdf4,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons