Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57201

Compartilhe esta página

Título: Efeito da cirurgia bariátrica nos parâmetros musculoesqueléticos, cardiovasculares e metabólicos em mulheres metabolicamente saudáveis e metabolicamente não saudáveis : um estudo prospectivo
Autor(es): PAIVA, Camylla Sinezia dos Santos
Palavras-chave: Obesidade; Cirurgia bariátrica; Obesidade metabolicamente benigna
Data do documento: 27-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PAIVA, Camylla Sinezia dos Santos. Efeito da cirurgia bariátrica nos parâmetros musculoesqueléticos, cardiovasculares e metabólicos em mulheres metabolicamente saudáveis e metabolicamente não saudáveis: um estudo prospectivo. 2024. Dissertação (Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: A obesidade é uma doença crônica e multifatorial que possui um estado inflamatório crônico, associada a distúrbios cardiometabólicos, além de alterações musculares e esqueléticas. Todos os pacientes que apresentam obesidade grave podem ser tratados pela cirurgia bariátrica, mas o efeito da cirurgia pode ser diferente dependendo do estado metabólico prévio dos pacientes. Dessa forma o objetivo desse estudo foi avaliar o efeito da cirurgia bariátrica nos parâmetros osteomusculares, cardiovasculares e metabólicos em mulheres portadoras de obesidade metabolicamente saudável (OMS) e obesidade metabolicamente não saudável (OMNS), após um ano da cirurgia. Foi realizado um estudo epidemiológico de coorte prospectivo, de caráter analítico, iniciado em março de 2018 e finalizado em janeiro de 2021. Foram coletados os dados de pacientes que se submeteram a cirurgia bariátrica e foram consideradas apenas mulheres para esse estudo. Participaram da pesquisa 35 mulheres que foram classificadas em dois grupos: OMS (n=18) e OMNS (n=17), e avaliadas de acordo com os parâmetros descritos antes e após um ano da cirurgia. Os resultados demonstraram que os dois grupos tiveram redução de peso e de gordura corporal equivalentes. O grupo OMS obteve melhora dos parâmetros bioquímicos, mesmo aqueles que inicialmente não estavam alterados, além da melhora da função autonômica, da antropometria e composição corporal, comprovando os benefícios da cirurgia para esses pacientes. Porém, o grupo OMS também apresentou redução da força de preensão palmar (-15,35%) e da densidade mineral óssea (- 4,19%) ressaltando a importância de acompanhamento criterioso desde o pré- operatório para minimizar os danos osteomusculares que os pacientes experimentam após a cirurgia bariátrica. Das pacientes do grupo OMNS, 88,23% (n=15) não preenchiam mais os critérios de OMNS após um ano da cirurgia bariátrica. Apesar dos benefícios que os dois grupos tiveram, houve pouca diferença estatística entre eles após o acompanhamento. A cirurgia bariátrica pode trazer benefícios, além da perda de peso, mesmo para aqueles pacientes metabolicamente saudáveis, prevenindo alterações e a transição para um estado metabólico não saudável.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57201
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Camylla Sinezia dos Santos Paiva.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons