Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57206

Comparte esta pagina

Título : Receitas da recuperação: desafios e estratégias do ensino da gastronomia para usuários de álcool e outras drogas
Autor : LIMA, Ythalo Dyagnys Jeronimo de
Palabras clave : Gastronomia; Ensino; Álcool e outras drogas; Saúde mental
Fecha de publicación : 15-mar-2024
Citación : Lima, Ythalo DYagnys Jeronimo de. Receitas da recuperação: desafios e estratégias do ensino da gastronomia para usuários de álcool e outras drogas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Hotelaria) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este estudo explora o potencial da gastronomia como ferramenta terapêutica na recuperação de usuários de álcool e outras drogas, enfatizando a necessidade de abordagens inovadoras no tratamento da dependência química. Por meio de uma metodologia qualitativa de pesquisa participante, realizada em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) no Recife, entre agosto de 2022 e janeiro de 2023, envolvendo 12 participantes em oficinas de gastronomia, este estudo identifica desafios e estratégias para promover engajamento e aprendizagem. Os resultados destacam a eficácia da gastronomia em melhorar o bem-estar emocional, autoconfiança, e fomentar a reintegração social e profissional dos usuários, evidenciando sua importância como prática terapêutica e educacional na reabilitação de dependentes químicos. Este achado sublinha a relevância de integrar práticas culinárias inovadoras nos programas de recuperação, contribuindo para a saúde mental e o desenvolvimento pessoal.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57206
Aparece en las colecciones: (TCC) - Hotelaria

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Ythalo.pdf628,27 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons