Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57212

Compartilhe esta página

Título: A contribuição da ergonomia para a redução do absenteísmo dos profissionais de enfermagem no setor de emergência de um hospital público do estado de Pernambuco
Autor(es): SOUZA, Michelline Sobral de
Palavras-chave: ergonomia; qualidade de vida no trabalho; enfermagem; absenteísmo
Data do documento: 20-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Michelline Sobral de. A contribuição da ergonomia para a redução do absenteísmo dos profissionais de enfermagem no setor de emergência de um hospital público do estado de Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: As novas diretrizes e requisitos para a acumulação do capital têm gerado um grande impacto na relação trabalho-trabalhador. Situação que não é diferente no campo da saúde, onde o funcionamento de um hospital moderno é tão complexo quanto o de uma indústria. Um dos eventos advindos do ambiente laboral, é o absenteísmo, conceituado como toda e qualquer falta do empregado ao serviço, seja ela causada por algum motivo justificado ou não. Ao estudar o absenteísmo entre os profissionais de saúde, é relevante o foco nos profissionais de enfermagem, por representarem mais da metade do contingente de profissionais nas instituições de saúde e pela peculiaridade do trabalho desempenhado. Quanto às causas, são multifatoriais podendo estar relacionadas a fatores pessoais, biológicos, físicos, químicos, psicossociais e/ou ergonômicos. Esta pesquisa teve como objetivo propor recomendações ergonômicas a fim de contribuir para a redução do absenteísmo dos profissionais de enfermagem no setor de emergência de um hospital público do Estado de Pernambuco. Quanto à natureza, a pesquisa é classificada como aplicada. Quanto à abordagem, qualitativa e quantitativa. Quantos aos fins, exploratória e descritiva e quanto aos meios, é classificada como bibliográfica, documental e de campo. A amostra foi constituída por 133 profissionais de nível médio (auxiliares e técnicos de enfermagem) e 68 de nível superior (enfermeiros). Como principais resultados tem-se que:a multifatoriedade de causas para o absenteísmo foi corroborada com a de outros estudos, predominando o absenteísmo por doenças físicas, mentais e comportamentais; quanto a taxa de absenteísmo, observou-se que o índice de absenteísmos, está dentro do padrão recomendado pela resolução n. 543/2017 do Cofen. A qualidade de vida no trabalho, foi considerada satisfatória, com os domínios pessoal e psicológico apresentando os maiores escores, e onde os domínios físico/ saúde e profissional obtiveram as menores pontuações. Na avaliação do ambiente laboral, foram identificados constrangimentos ergonômicos relacionados a aspectos físicos, cognitivos e organizacionais. Demonstrando assim que, existem no local do estudo, aspectos que podem influenciar nas taxas de absenteísmo. Com os resultados obtidos, foi possível propor ações ergonômicas que proporcionem condições de trabalho melhores, impactando na satisfação dos trabalhadores, na redução de riscos e ausências.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57212
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Michelline Sobral de Souza.pdf4,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons