Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57261
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOARES, Paulo Marcondes Ferreira | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, José Thiago Gusmão de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T12:30:13Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T12:30:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-23 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, José Thiago Gusmão de. De um ritmo periférico para expressão cultural de Pernambuco: uma análise da institucionalização do Brega pelo Estado a partir da Lei do Brega e das disputas no campo musical de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57261 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende analisar o processo de institucionalização do brega pelo Estado, a partir da Lei do Brega e as divergências que foram geradas no campo da música e dentro do próprio gênero. Analisamos a visão sobre o Nordeste e o surgimento do regionalismo nordestino para compreender os processos de valorização da cultura popular por vias da tradição e como este implicou em movimentos legitimadores dessa visão por vias institucionais. Realizamos também um debate sobre os conceitos de cultura popular, tradição e povo. Nossa hipótese é que a formação do campo da música em Pernambuco se constitui por esses valores. Historicizamos a música brega e como ela passou a ser objeto de representação no campo jornalístico a partir do veto de sua inclusão no Carnaval de 2017. A subsequente aprovação da Lei do brega e incorporação do gênero como expressão cultural pernambucana gerou o questionamento da tradição e do conceito de cultura popular. A análise do texto da Lei, das convocatórias do carnaval e das matérias de jornais através do método da categorização pela análise de conteúdo nos levou a entender o gênero brega como representante de novas práticas culturais e da necessidade de pensar novas políticas culturais de inserção desses agentes no campo da música pernambucana. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da cultura | pt_BR |
dc.subject | Regionalismo | pt_BR |
dc.subject | Institucionalização | pt_BR |
dc.subject | Pernambuco. [Lei n. 16.044, de 16 de maio de 2017] | pt_BR |
dc.subject | Brega (Música) | pt_BR |
dc.title | De um ritmo periférico para expressão cultural de Pernambuco : uma análise da institucionalização do Brega pelo Estado a partir da Lei do Brega e das disputas no campo musical de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SOARES, Thiago | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2078516238627551 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2240014218572495 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Sociologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work intends to analyze the process of institutionalization of brega by the State, based on the Brega Law, the divergences that were generated in the musical field and within the genre itself. We analyzed the conceptions surrounding the Northeast and the emergence of Northeastern regionalism to understand the processes of valorization of popular culture through tradition and how it implied movements that legitimized this vision through institutional ways. We also held a debate on the concepts of popular culture, tradition and people. Our hypothesis is that the formation of the music field in Pernambuco is constituted by these values. We historicize brega music and how it became the object of representation in the journalistic field based on the veto of its inclusion in the 2017 Carnival. Subsequent approval of the brega law and incorporation of the genre as a cultural expression in Pernambuco generated the questioning of tradition and popular culture concept. Analysis of the text of the Law, of the calls for carnival and of newspaper articles through the method of categorization by content analysis led us to understand the brega genre as a representative of new cultural practices and the need to think about new cultural policies for the insertion of these agents in the field of music in Pernambuco. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8404228786481624 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO José Thiago Gusmão de Araújo.pdf | 996,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons