Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57267

Compartilhe esta página

Título: Avaliação de Siglec-15 e Tyro 3 como possíveis biomarcadores de prognóstico em câncer de pulmão não pequenas células
Autor(es): MOREIRA, Rodrigo Santiago
Palavras-chave: Siglec 15; Tyro 3; Câncer de Pulmão; Câncer; Biomarcador Tumoral
Data do documento: 9-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MOREIRA, Rodrigo Santiago. Avaliação de Siglec-15 e Tyro 3 como possíveis biomarcadores de prognóstico em câncer de pulmão não pequenas células. 2023. Dissertação (Mestrado em Inovação Terapêutica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer desde 1985. Foi a principal causa de morte relacionada ao câncer nos Estados Unidos nos últimos anos. Siglec-15 e Tyro 3 possuem potencial como possíveis candidatos, como alvos terapêuticos para a imunoterapia no câncer de pulmão, com características como expressão maior em tecido tumoral; mínima expressão em tecidos normais; participação na evasão imune do tumor. O presente estudo objetivou analisar a expressão dessas moléculas in sílico, in vitro e ex vivo. Amostras séricas e de tecidos com câncer de pulmão não pequenas células foram selecionadas, submetidas a avaliação por imuno-histoquímica e as linhagens celulares foram avaliadas quanto a expressão gênica por RT-qPCR de Siglec-15 e Tyro-3. Pacientes com neoplasia pulmonar não pequenas células foram recrutados (n=51). A análise por imuno- histoquímica para Siglec-15 e para Tyro 3 sugeriu marcação de maior intensidade em quadros mais avançados, em estágio metastático, tanto para Siglec-15 quanto Tyro 3, com predominância estromal. A análise in sílico para avaliação da expressão gênica mostrou menor sobrevida global para pacientes com maior expressão de Tyro-3 (p=0,045), em pacientes com subtipo escamoso. Resultado semelhante com Siglec- 15 (p= 0,67). Menor sobrevida global em pacientes com subtipo adenocarcinoma foi encontrada no grupo com maior expressão de Tyro 3 (p 0,11). A expressão gênica de Siglec-15 está aumentada nas células neoplásicas H1299 (média 1.003 ± 0.004) e A549 (2.811± 2.3), comparado a célula não transformada MRC-5 (0.0022 ± 0.004). Adicionalmente, verificou-se que o quimioterápico cisplatina reduz a expressão de Siglec-15 nas células H1299. Em suma, foi possível destacar características valiosas sobre o câncer de pulmão e a análise de biomarcadores prognósticos. Assim, a busca de biomarcadores com relevância diagnóstica e prognóstica no câncer de pulmão não pequenas células para promoção de melhor sobrevida do paciente é necessária, além da contribuição com dados para o desenvolvimento de possíveis alternativas de imunoterapias, marcadores prognósticos, tendo como alvos Siglec-15 e/ou Tyro 3.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57267
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Inovação Terapêutica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rodrigo Santiago Moreira.pdf2,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons