Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57307

Share on

Title: O LUGAR DA DANÇA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A PREDOMINÂNCIA DO ENSINO DE BALÉ CLÁSSICO
Authors: PRAZERES, Anna Clara Monteiro dos
Keywords: Dança; Balé Clássico; Corpo; Escola; Educação
Issue Date: 4-Nov-2022
Citation: PRAZERES, Anna Clara Monteiro dos. O lugar da dança na escola: Reflexões sobre a predominância do ensino de balé clássico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabalho propõe reflexões sobre como a dança é comumente inserida no ambiente escolar e questiona a preferência histórica pelo ensino do balé clássico para crianças. Compreende a dança enquanto linguagem específica da arte, que deveria ocupar seu lugar dentro da grade curricular das escolas, e reforça o movimento corporal crítico e consciente como processo de aprendizagem e de produção de conhecimento. O objetivo do artigo é apresentar, provocar e estimular reflexões acerca das perspectivas culturais, sociais, estéticas e corporais que impulsionam a adesão do balé clássico como principal modalidade de dança para crianças no contexto da escola formal. Metodologicamente essa pesquisa utilizouse dos meus relatos de experiência, enquanto professora de balé inserida no contexto escolar, e de uma abordagem de cunho bibliográfico. Desse modo, a partir do encontro com as obras de autoras como Marques (2020), Strazzacappa (2013), Lopes (2017), Borges (2012), entre outros/outras, esse artigo propõe incentivar reflexões acerca do ensino do balé clássico a partir de uma construção que respeita os corpos diversos e os processos de aprendizagem de cada indivíduo, além de uma perspectiva crítica sobre o que dançamos e para quem dançamos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57307
Appears in Collections:TCC - Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ANNA CLARA MONTEIRO DOS PRAZERES -.pdf372,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons