Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57334

Compartilhe esta página

Título: A formação do sujeito leitor : entre desafios e possibilidades
Autor(es): VELOSO, Edileuza Honório Pereira
Palavras-chave: Educação infantil; Professores de educação infantil; Leitura - Desenvolvimento
Data do documento: 30-Out-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VELOSO, Edileuza Honório Pereira. A formação do sujeito leitor: entre desafios e possibilidades. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente dissertação teve como objetivo analisar a prática docente referente à leitura literária, realizada por professora na Educação Infantil. A atividade com texto literário deve ser lúdica, encantadora, prazerosa e envolvente, favorecendo a curiosidade, a criatividade, o desejo no aprendente de se constituir em um sujeito leitor. Nessa trajetória, o mediador de leitura torna-se essencial, contribuindo com a formação do leitor, provocando, incentivando e estimulando a aproximação do texto literário. Para tanto, é essencial que sejam realizadas vivências e experiências com a leitura de textos literários, que possibilite ao aprendente sentir, imaginar, fantasiar, se emocionar e construir seus aprendizados. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, do tipo etnográfica, adotando como instrumentos de coleta de dados: a observação participante e a entrevista semiestruturada. Observações foram realizadas em um grupo V da Educação Infantil, na Escola Severina Lira, da Rede Municipal do Recife. No que se refere ao suporte teórico da pesquisa, obteve-se sobre os estudos de Petit (2009, 2019); Xypas (2018, 2020, 2022); Lajolo (2004); Zilberman (1998); Rouxel (2013); e Colomer (2003), dentre outros. A pesquisa evidenciou que as atividades realizadas com os textos literários na sala de aula pela professora participante carecem tanto de vivências eficazes com aproximações da obra lida pelo leitor, como também de espaços leitores na sala de aula, uma vez que encontrava-se na escola apenas uma biblioteca, a qual que era utilizada por todos os alunos. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam caminhos para formação de um sujeito leitor ativo e autônomo graças às análises dos dados recolhidos. Por fim, o presente estudo desencadeou reflexões docentes acerca da formação de leitores de literatura, iniciando na Educação Infantil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57334
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Edileuza Honório Pereira Veloso.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons