Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57354

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da qualidade das informações sobre a Esclerose Sistêmica no Instagram : Estudo Transversal
Autor(es): CHAVES, Yzaabel Manga Lopes
Palavras-chave: esclerose sistêmica; postagens; instagram
Data do documento: 2-Ago-2024
Citação: CHAVES, Yzaabel Manga Lopes. Avaliação da qualidade das informações sobre a Esclerose Sistêmica no Instagram: Estudo Transversal. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A Esclerose Sistêmica (ES) é uma rara doença reumática autoimune, com apresentação clínica bastante variada. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade das informações divulgadas no Instagram sobre a patologia. Foram selecionados os 50 primeiros posts ao procurar o termo “esclerose sistêmica” na barra de pesquisa do Instagram, sendo selecionada uma amostra de 26 postagens elegíveis para avaliação. Os posts foram avaliados no aspecto confiabilidade a partir da ferramenta DISCERN modificada e a qualidade e utilidade dos posts foi avaliada através da Escala Global de Qualidade (QGS). Verificou-se que dos posts incluídos, 14 foram postados por usuários independentes ou perfis médicos (53,85%) e 12 de organizações profissionais (46,15%). A média da pontuação total do DISCERN modificado foi de 3,30 (±1,32). Com relação à avaliação global da qualidade (QGS), a média foi de 3,5 (±1,27). Conclui-se que, em geral, a qualidade e confiabilidade das postagens é de moderada a boa. Embora o Instagram não seja a plataforma mais recomendada para a pesquisa sobre o manejo da ES, pode ser um bom aliado para buscar informações adicionais após a obtenção de informações em fontes mais seguras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57354
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC YZAABEL MANGA LOPES CHAVES (1).pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons