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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorFERNANDES, Rita de Cássia Luna-
dc.date.accessioned2024-08-14T20:10:50Z-
dc.date.available2024-08-14T20:10:50Z-
dc.date.issued2024-08-12-
dc.date.submitted2024-08-14-
dc.identifier.citationFERNANDES, Rita de Cássia Luna. As possibilidades e ofertas do atendimento educacional especializado nas escola publicas municipais de Altinho-PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57359-
dc.description.abstractA presente pesquisa de trabalho de conclusão de curso intitulada “As possibilidades e ofertas do atendimento educacional especializado nas escolas públicas municipais de Altinho-PE” tem por questão problema “Quais são as características do Atendimento Educacional Especializado-AEE, ofertado pelas escolas públicas municipais do município de Altinho-PE?” Diante dessa questão construímos os seguintes objetivos: identificar as deficiências e transtornos atendidas nas salas de recursos multifuncionais das escolas públicas municipais de Altinho-PE, analisar os recursos multifuncionais disponibilizados pela secretária de educação do município de altinho-PE nas salas de Atendimento Educacional Especializados e descrever quais são os profissionais que atuam nas salas de Atendimento Educacional Especializado e suas práticas pedagógicas utilizadas no atendimento. Compreendemos que o Atendimento Educacional Especializado-AEE é de suma importância para o desenvolvimento das crianças com necessidades especificas e é um direito constitucional desses estudantes. Para tratar sobre os estudos da inclusão e do Atendimento Educacional Especializado, esta pesquisa fundamentou-se no Manual de Implantação das Salas de Recursos (2010), Educação Inclusiva: a fundamentação filosófica (2004), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e Mantoan (2003). A metodologia pautou-se na pesquisa qualitativa (Minayo, 1995) e de campo (Prestes, 2008), a fonte foi as salas de recursos multifuncionais das escolas do município de Altinho-PE, teve como sujeitos 6 professores que trabalham na rede municipal de ensino como professores do AEE. Para realizar a coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, e a observação participante. Os resultados apontam que o município de Altinho-PE oferece o atendimento educacional especializado, mas, apenas em 3 escolas urbanas e as mesmas precisam de investimento de investimento em materiais pedagógicos inclusivos e reestruturação do espaço físico.pt_BR
dc.format.extent19p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado-AEEpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectSala de Recursos Multifuncionaispt_BR
dc.titleAs possibilidades e ofertas do atendimento educacional especializado nas escolas públicas municipais de Altinho-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.description.abstractxThis course completion work research entitled “The possibilities and offers of specialized educational assistance in municipal public schools in Altinho-PE” has as its question the problem “What are the characteristics of Specialized Educational Assistance-AEE, offered by municipal public schools in Altinho-PE?” municipality of Altinho-PE?” Faced with this issue, we constructed the following objectives: identify the deficiencies and disorders attended to in the multifunctional resource rooms of the municipal public schools of Altinho-PE, analyze the multifunctional resources made available by the secretary of education of the municipality of altinho-PE in the Specialized Educational Service rooms and describe the professionals who work in the Specialized Educational Service rooms and their pedagogical practices used in the service. We understand that Specialized Educational Assistance - AEE is extremely important for the development of children with specific needs and is a constitutional right for these students. To deal with studies on inclusion and Specialized Educational Service, this research was based on the Resource Room Implementation Manual (2010), Inclusive Education: the philosophical foundation (2004), National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (2008) and Mantoan (2003). The methodology was based on qualitative (Minayo, 1995) and field research (Prestes, 2008), the source was the multifunctional resource rooms of schools in the municipality of Altinho-PE, with subjects being 6 teachers who work in the municipal network of I teach as AEE teachers. To collect data, we used semi-structured interviews and participant observation. The results indicate that the municipality of Altinho-PE offers specialized educational services, but only in 3 urban schools and they require investment in inclusive teaching materials and restructuring of the physical space.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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