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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57359
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Título: | As possibilidades e ofertas do atendimento educacional especializado nas escolas públicas municipais de Altinho-PE. |
Autor(es): | FERNANDES, Rita de Cássia Luna |
Palavras-chave: | Atendimento Educacional Especializado-AEE; Educação Inclusiva; Sala de Recursos Multifuncionais |
Data do documento: | 12-Ago-2024 |
Citação: | FERNANDES, Rita de Cássia Luna. As possibilidades e ofertas do atendimento educacional especializado nas escola publicas municipais de Altinho-PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | A presente pesquisa de trabalho de conclusão de curso intitulada “As possibilidades e ofertas do atendimento educacional especializado nas escolas públicas municipais de Altinho-PE” tem por questão problema “Quais são as características do Atendimento Educacional Especializado-AEE, ofertado pelas escolas públicas municipais do município de Altinho-PE?” Diante dessa questão construímos os seguintes objetivos: identificar as deficiências e transtornos atendidas nas salas de recursos multifuncionais das escolas públicas municipais de Altinho-PE, analisar os recursos multifuncionais disponibilizados pela secretária de educação do município de altinho-PE nas salas de Atendimento Educacional Especializados e descrever quais são os profissionais que atuam nas salas de Atendimento Educacional Especializado e suas práticas pedagógicas utilizadas no atendimento. Compreendemos que o Atendimento Educacional Especializado-AEE é de suma importância para o desenvolvimento das crianças com necessidades especificas e é um direito constitucional desses estudantes. Para tratar sobre os estudos da inclusão e do Atendimento Educacional Especializado, esta pesquisa fundamentou-se no Manual de Implantação das Salas de Recursos (2010), Educação Inclusiva: a fundamentação filosófica (2004), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e Mantoan (2003). A metodologia pautou-se na pesquisa qualitativa (Minayo, 1995) e de campo (Prestes, 2008), a fonte foi as salas de recursos multifuncionais das escolas do município de Altinho-PE, teve como sujeitos 6 professores que trabalham na rede municipal de ensino como professores do AEE. Para realizar a coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, e a observação participante. Os resultados apontam que o município de Altinho-PE oferece o atendimento educacional especializado, mas, apenas em 3 escolas urbanas e as mesmas precisam de investimento de investimento em materiais pedagógicos inclusivos e reestruturação do espaço físico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57359 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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