Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57365

Compartilhe esta página

Título: Guia de Implementação BIM para a etapa de desenvolvimento de projetos na administração pública brasileira - apoiado na ABNT NBR ISO 19650
Autor(es): NERI, Emmanoel Roberto da Silva
Palavras-chave: Implementação BIM; Modelagem da Informação da Construção; Setor público; ISO 19650; Guia BIM
Data do documento: 25-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NERI, Emmanoel Roberto da Silva. Guia de Implementação BIM para a etapa de desenvolvimento de projetos na administração pública brasileira - apoiado na ABNT NBR ISO 19650. 2023. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A eficiência da Construção Civil é ponto de discussão em nível mundial: erros construtivos, de projetos e falta de produtividade geram incontáveis custos, de cronograma e financeiro, para a economia e sociedade global. O investimento em tecnologia, processos e contratos, inovações em projetos e obras, e requalificação da mão-de-obra têm sido algumas sugestões de melhoria nos últimos anos para recuperar a produtividade do setor. Tais mudanças desejadas podem ser traduzidas na implementação de inovadores conceitos para o setor, como é o caso do Building Information Modeling (BIM). No Brasil, o Governo Federal Instituiu a Estratégia BIM BR em 2018, que incentiva a adoção do BIM, principalmente para o setor público, sofrendo com aditivos contratuais e recursos jurídicos. Contudo, uma implantação BIM não é rápida e trivial, trata-se de um planejamento de curto, médio e longo prazo. Devido à necessidade de especialização e mudança de cultura, há um entrave na Implantação BIM em muitas instituições da administração pública pois, ainda que haja Decretos Federais, Estaduais e algumas legislações sobre o tema, geralmente não há alocação de verbas para treinamentos e consultorias especializadas. Assim, o processo de Implantação BIM é, em sua maioria, desenvolvido pelo quadro de funcionários internos. Embora seja um esforço louvável, a falta de direcionamento das equipes, alinhada à necessidade de dividir as tradicionais demandas de trabalho com as da Implantação BIM, podem tornar o processo muito mais lento do que o desejado ou até falho. A partir do método de Design Science Research e de Revisões Sistemáticas da Literatura, esta dissertação objetiva o desenvolvimento de um artefato: um Guia de Implementação BIM para a etapa de desenvolvimento de projetos na administração pública brasileira, apoiado na ABNT NBR ISO 19650. O Guia proposto possui dois formatos de visualização: um conjunto de fluxogramas de etapas, e uma tabela explicativa de cada etapa, fornecida adicionalmente em formato online. Bem como a descrição textual do desenvolvimento do método ao longo da dissertação. Ao final, é feita uma avaliação do método com o objetivo de coletar a opinião de alguns funcionários e empregados públicas de quatro instituições (das esferas municipais, estaduais e federal) que apresentam interesse em uma Implantação BIM.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57365
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Emmanoel Roberto da Silva Neri.pdf9,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons