Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57374

Compartilhe esta página

Título: Níveis de Estresse psicológico e profissional de fisioterapeutas atuantes em Unidades de Terapia Intensiva : Uma Revisão de Escopo
Autor(es): ARAÚJO, Clara Maria Pereira
Palavras-chave: Esgotamento Profissional; Unidade de Terapia Intensiva; Fisioterapia
Data do documento: 2-Ago-2024
Citação: ARAÚJO, Clara Maria Pereira. Níveis de Estresse psicológico e profissional de fisioterapeutas atuantes em Unidades de Terapia Intensiva: Uma Revisão de Escopo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Introdução: A presença do fisioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é significativa pela assistência ofertada. No entanto, é um cargo que recebe um impacto de estresse psicológico e profissional pelas demandas enfrentadas no ambiente de trabalho e fora dele. Objetivo: Essa revisão de escopo buscou as evidências dos níveis de Estresse Psicológico e Profissional entre os fisioterapeutas atuantes na Unidade de Terapia Intensiva na literatura. Metodologia: Foi realizada a busca de artigos em cinco bases de dados: MEDLINE, COCHRANE LIBRARY, LILACS, SCOPUS, EMBASE e selecionados de acordo com os critérios de inclusão do estudo: estudos em quaisquer idiomas, sem restrição de tempo de publicação, estudos observacionais de coorte, estudos de caso-controle e estudos de coorte transversal que utilizam questionários para avaliação do nível de estresse psicológico e profissional dos profissionais que atuam na UTI, e que citem especificamente o fisioterapeuta dentre esses profissionais. Resultados e discussão: Foram identificados 41 artigos ao todo nas bases de dados e foram incluídos 7 na revisão. Nos artigos publicados que consideram o fisioterapeuta como profissional da UTI, foi utilizado o questionário Maslach Burnout Inventory (MBI) que aponta a dimensão de exaustão emocional (EE) frequentemente alterada nessa população. Essa alteração provoca desafios profissionais que contribuem para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout nessa população. A revisão identificou uma lacuna de estudos voltados para fisioterapeutas atuantes na UTI, ressaltando a necessidade de pesquisas que abordem suas demandas particulares para compreender melhor as origens de sua exaustão psicológica e profissional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57374
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Clara Maria Pereira Araújo.pdf353,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons