Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57378

Compartilhe esta página

Título: Incapacidade relacionada à migrânea e sua correlação com a autoeficácia, hipervigilância e catastrofização da dor
Autor(es): CARSOSO, Kerollen Augusta Caldas
Palavras-chave: Autoeficácia; Catastrofização da dor; Hipervigilância; Migrânea
Data do documento: 2-Ago-2024
Citação: CARDOSO, Kerollen Augusta Caldas. Incapacidade relacionada à migrânea e sua correlação com a autoeficácia, hipervigilância e catastrofização da dor. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Objetivo: Analisar a correlação entre incapacidade e os aspectos cognitivos de catastrofização da dor, hipervigilância e autoeficácia em indivíduos com migrânea. Métodos: Estudo transversal envolvendo 88 participantes. Foram coletados dados demográficos e variáveis utilizando as versões brasileiras dos seguintes questionários: Pain Vigilance and Awareness Questionnaire, Pain Catastrophizing Scale, Headache Disability Inventory e Chronic Pain Self-Efficacy Scale. Resultados: Encontrou-se uma correlação positiva, moderada e significativa entre catastrofização da dor (r = 0,679; p < 0,01) e hipervigilância (r = 0,500; p < 0,01), bem como uma correlação negativa, moderada e significativa com autoeficácia (r = 0,531; p < 0,01) em relação à incapacidade. Conclusão: Nesta amostra, indivíduos com migrânea que apresentaram maiores índices de catastrofização e hipervigilância da dor mostraram maiores níveis de incapacidade. Em contraste, níveis mais elevados de autoeficácia foram associados a menores níveis de incapacidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57378
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Kerollen Cardoso 10.08.24.pdf201,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons