Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57414

Compartilhe esta página

Título: Análise dos efeitos da estimulação nervosa elétrica transcutânea convencional no limiar e na intensidade do desconforto álgico induzida por pressão em voluntários hígidos com intenção de analgesia preemptiva : um estudo piloto
Autor(es): OLIVEIRA, Amanda Laís Santana de
Palavras-chave: Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânea; Analgesia Preemptiva; Modalidades de Fisioterapia; Dor
Data do documento: 1-Ago-2024
Citação: OLIVEIRA, Amanda Laís Santana de. Análise dos efeitos da estimulação nervosa elétrica transcutânea convencional no limiar e na intensidade do desconforto álgico induzida por pressão em voluntários hígidos com intenção de analgesia preemptiva: um estudo piloto. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A estimulação nervosa elétrica transcutânea (TENS) é um recurso analgésico não farmacológico plausível para ser utilizado como analgesia preemptiva. O objetivo deste estudo foi verificar se a TENS convencional é capaz de ser um agente analgésico preemptivo agudo. Trinta indivíduos saudáveis ​​com idade entre 18 e 25 anos foram recrutados e distribuídos igualmente, por sorteio, em dois grupos (controle e experimental). O protocolo consistiu em três etapas: 1ª: Mensuração do limiar de desconforto doloroso, por meio de algômetro de pressão, medindo concomitantemente a intensidade do desconforto doloroso, por meio da Escala Visual Analógica. Foram realizadas medidas do processo coracóide, músculo braquiorradial e adutores de coxa, bilateralmente; 2º: Os voluntários, do grupo experimental, foram submetidos à aplicação de TENS convencional por 30 minutos, frequência de 100 Hz, largura de pulso de 80 μs e intensidade que provocava sensação de formigamento; o grupo controle permaneceu em repouso; 3º: 1ª etapa foi repetida em ambos os grupos. Houve diferença estatística na intensidade do desconforto álgico induzido pela pressão na análise intragrupo, evidenciando que a TENS convencional pode ter um possível efeito analgésico para atuar como analgesia preemptiva aguda, com a metodologia e parâmetros utilizados. Sugerem-se novos estudos com amostra maior para melhor definição dos resultados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57414
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL AMANDA LAIS.pdf333 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons