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Título : Instrumentos de avaliação das habilidades motoras em crianças com o transtorno do espectro autista : uma revisão de escopo
Autor : SILVA, Samara Assunção de Melo
Palabras clave : Crianças; Transtorno do espectro autista; Avaliação; Habilidades motoras
Fecha de publicación : 2-ago-2024
Citación : SILVA, Samara Assunção de Melo. Instrumentos de avaliação das habilidades motoras em crianças com o transtorno do espectro autista: uma revisão de escopo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O transtorno do espectro autista (TEA) é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a funcionalidade, com características muito comuns, principalmente em crianças. Uma dúvida frequente é se os instrumentos utilizados para avaliar as habilidades motoras em crianças com TEA são específicos para esse grupo e se os métodos de aplicação são adequados. Assim, o objetivo desta revisão de escopo foi identificar se os instrumentos disponíveis na literatura são eficazes para avaliar as habilidades motoras de crianças com TEA, entre os 2 e os 12 anos. Esta pesquisa foi realizada de acordo com o guia de produções de escopo do Joanna Briggs Institute (JBI), em conformidade com o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (Prisma-ScR), utilizando a estratégia PCC (População - crianças com TEA; Conceito - instrumentos de avaliação das habilidades motoras de crianças com TEA; Contexto - estudos presentes na literatura mundial). As buscas foram realizadas nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Embase, CINAHL, Web of Science, BVS e PEDro. Foram incluídos 8 artigos dos 692 encontrados. Os resultados da busca encontraram 11 instrumentos de avaliação das habilidades motoras para crianças com TEA, porém, foi analisado que a confiabilidade e validade dos instrumentos para avaliar as habilidades motoras de criança com TEA são questionáveis. Dessa forma, concluímos que esses instrumentos não estavam adaptados às necessidades das crianças com TEA e suas particularidades, os ambientes e objetos utilizados na avaliação não estavam especificados, não ocorreu uma análise dos níveis de suporte do TEA, como também avaliações das diferentes faixas etárias.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57431
Aparece en las colecciones: (TCC) - Fisioterapia

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