Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57441

Share on

Title: Desta Terra Vou Colorir e Criar - processos criativos com pigmentos naturais
Authors: ALBUQUERQUE, Larissa Pacheco
Keywords: Pigmentos Naturais; Processo Criativo; Artes Visuais; Pintura; Fazer manual
Issue Date: 29-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ALBUQUERQUE, Larissa Pacheco. Desta Terra Vou Colorir e Criar - processos criativos com pigmentos naturais. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O seguinte estudo visa promover relação entre a arte, natureza e ancestralidade a partir do processo criativo artesanal de produção de tintas naturais de origem vegetal e mineral provindas, em sua maioria, do solo brasileiro. A partir de uma metodologia a/r/tográfica e autobiográfica aplicada com caráter experimental exploratório, este estudo visa promover reflexões sobre meu processo criativo junto aos pigmentos naturais representado através de pinturas e ilustrações em diversos suportes utilizando tintas de aquarela natural. Além disso, analisar a atuação das tintas naturais produzidas artesanalmente e inseridas no meio artístico, terapêutico, ambiental, educacional transdisciplinar, oferecendo mais uma alternativa além das tintas sintéticas, tóxicas e poluentes para o meio ambiente. Como referenciais, a poética dos elementos de Gaston Bachelard (1988), pensamentos de Fayga Ostrower (1977) sobre a criatividade, bem como narrativas de saberes populares ancestrais de Ailton Krenak (2019), inspirações de movimentos artísticos como o Surrealismo e o Abstracionismo, além de artistas contemporâneos, como Maibe Maroccolo e Jhon Bermond, permeiam este estudo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57441
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Larissa Pacheco Albuquerque.pdf8,2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons