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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57451

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dc.contributor.advisorMESQUITA, Rui Gomes de Mattos de-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Deybson Henrique Silva de-
dc.date.accessioned2024-08-21T11:45:45Z-
dc.date.available2024-08-21T11:45:45Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Deybson Henrique Silva de. Axé, mandinga e munganga: subjetivações e produções de sentido do ser/coletivo nas Sambadas de Coco do Recife e Região Metropolitana. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57451-
dc.description.abstractEsse trabalho é fruto de uma busca e curiosidade sobre o fazer educativo e práticas coletivas comunitárias partilhados nas experiências das sambadas de coco de roda do Recife e Região Metropolitana no período de 2018 a 2021.Tem-se como enfoque poético investigativo algumas análises e abordagens de como as brincadeiras populares e as manifestações tradicionais, nessa circularidade, tem-se o Coco de Roda em seu aparato simbólico e cultural, este perpassado por experiências educativas e culturais, tanto das identidades quanto das singularidades dos territórios à potencializar na descolonização da educação, dialogando sobre a produção crítica/coletivo compartilhadas, de quais formas tais iniciativas se substanciam e se justificam em processos de subjetivações coletivas a promover a valorização, difusão, formação de identidades culturais coletivas e discursos plurais. Dessa forma articulou-se uma perspectiva da ancestralidade e pós-colonialidade, onde a tessitura e escrita foi animada com fragmentos de memórias, textos, anotações, rascunhos, imagens, sensibilidades, argumentos teóricos e metodológicos que anteciparam o momento da pandemia e a experiência na pós-graduação, que nesse processo abrupto do encontro com a ordem do imprevisível renascem, brotam e florescem no fazer educativo, criativo e poético de um brincador e sambador do coco de roda e educador popular. Hoje esses elementos que saltam e dançam deixam um pouco das raízes a mostra. Sendo assim, este trabalho valeu-se de referenciais que possibilitaram a articulação, valorização e produção sob a perspectiva da cosmovisão africana e indígena, percebendo processos pedagógicos e formas de educação que ocorrem fora das formas canônicos de ensino- aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectCosmovisãopt_BR
dc.titleAxé, mandinga e munganga : subjetivações e produções de sentido do ser/coletivo nas Sambadas de Coco do Recife e Região Metropolitanapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2911114191654735pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8534869572804069pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis work is the result of research and curiosity about educational practice and collective community practices shared in the experiences of roda coconut sambadas in Recife and in the metropolitan area from 2018 to 2021. It has as its axis d poetic investigation some analyzes and approaches to like popular games and traditional manifestations, in this circularity, there is Coco de Roda in his symbolic and cultural apparatus, imbued with educational and cultural experiences, both identities and singularities of the territories to promote the decolonization of education, to dialogue on shared critiques / collective production, in what ways such initiatives are supported and justified in processes of collective subjectivation to promote the valuation, dissemination, formation of collective cultural identities and of plural discourses. Thus, a perspective of ancestry and post-coloniality was articulated, where the texture and the writing were animated by fragments of memories, texts, notes, drafts, images, sensibilities, arguments. theoretical and methodological that anticipated the moment of the pandemic and the experience in higher education, which, in this abrupt process of encountering the order of the unpredictable, reborn, grow and flourish in educational, creative and poetic of a coconut roda player and sambador and popular educator. Today, these elements which jump and dance reveal a little of their roots. Thus, this work was based on references that allowed the articulation, the appreciation and the production of the point of view of the African and indigenous cosmovision, by perceiving the educational processes and the forms of education that occur in apart from canonical forms of teaching-learning.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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