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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57452

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTENEGRO, Suzana Maria Gico Lima-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Othon Fialho de-
dc.date.accessioned2024-08-21T11:55:46Z-
dc.date.available2024-08-21T11:55:46Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Othon Fialho de. Desafios da governança na implementação da política pública de segurança de barragens: o caso da Barragem de Jucazinho, em Pernambuco. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57452-
dc.description.abstractA Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), estabelecida pela Lei n° 12.334/2010, representa um marco significativo na legislação. Ela estabelece ações a serem realizadas visando garantir a segurança das barragens. Porém, a implementação da PNSB enfrenta desafios, principalmente em termos de eficácia para empreendedores de pequeno porte e públicos, relacionados sobretudo à falta de manutenção. Tragédias marcantes como as de Cocal/PI em 2009, Mariana/MG em 2015 e Brumadinho/MG em 2019 motivaram o aperfeiçoamento da legislação visando a prevenção de futuros acidentes. Desde então, já foram realizadas duas avaliações da PNSB: uma pela Agência Nacional de Águas em 2015 e outra pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em 2021, fornecendo uma visão do progresso da PNSB e trazendo recomendações para aprimoramento. As avaliações tiveram ênfase nas instituições federais, contudo, há uma disparidade entre a implementação da política em nível federal e estadual, em virtude das diferentes regulamentações, características das barragens e condições hidrológicas regionais. Essa pesquisa parte da hipótese de que é possível identificar subsídios para o aprimoramento da política em nível nacional a partir de um estudo de caso relevante, englobando: validação da avaliação nacional da PNSB no Estado; avaliações organizacionais do empreendedor e fiscalizador; avaliação participativa pela população na área potencialmente afetada pela ruptura da barragem; e a realização de vistorias para monitorar a evolução do estado de conservação. O estudo de caso selecionado foi a barragem de Jucazinho, que é a mais alta do Brasil classificada simultaneamente na categoria de risco “alto” e dano potencial associado “alto” e que não se destina à contenção de rejeitos de mineração. Apesar da barragem ter papel estratégico no abastecimento de água e no controle de inundações, ela passou quase dezessete anos em estado de “alerta” devido a problemas estruturais. Jucazinho é de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), que é o empreendedor responsável pelo maior número de barragens no Brasil. Em relação aos resultados, quanto à validação da avaliação da PNSB pela Apac/PE, verificou-se que há uma concordância considerável com o diagnóstico e iniciativas propostas, satisfatoriedade com os resultados, mas a efetividade da estrutura da política e a qualidade da governança foram consideradas regular. Além disso, a gestão de riscos foi identificada como um ponto crítico. Sobre as avaliações organizacionais, verificaram-se limitações enfrentadas pelo fiscalizador, como falta de recursos para cobrir todo o universo de barragens reguladas, sendo necessário priorizar as ações. Pelo empreendedor, verificou-se que, de uma forma geral, as barragens do Dnocs no Estado estão em mau estado de conservação devido à inconsistência na gestão, à falta de reposição de mão de obra e de recursos para manutenção e recuperação. Como alternativas, é recomendável que se busque envolver mais o ministério ao qual o Dnocs está vinculado e buscar novas fontes de recursos para custear a operação e manutenção da infraestrutura. Pelo lado da população, verificou-se que os principais problemas em relação aos recursos hídricos são poluição, inundações e segurança de barragens, respectivamente, e que há necessidade de aprimorar a comunicação e a educação ambiental. Por fim, destaca-se a importância de uma abordagem interinstitucional, integrada, colaborativa e participativa para melhorar a efetividade da PNSB e conscientizar a população sobre os riscos.pt_BR
dc.description.sponsorshipANApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectSegurança de barragenspt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.titleDesafios da governança na implementação da política pública de segurança de barragens : o caso da Barragem de Jucazinho, em Pernambucopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0536108628714023pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7831378362627809pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThe National Dam Safety Policy (PNSB), established by Law No. 12,334/2010, marks a significant milestone in legislation. It sets forth actions to ensure dam safety. However, the implementation of the PNSB faces challenges, particularly in terms of its effectiveness when applied to small-scale and public dam owners, mainly due to maintenance shortcomings. Notable tragedies such as those in Cocal/PI in 2009, Mariana/MG in 2015, and Brumadinho/MG in 2019 spurred improvements in legislation to prevent future accidents. Since then, two evaluations of the PNSB have been conducted: one by the National Water Agency in 2015 and another by the Ministry of Regional Development in 2021, providing insights into the progress of the PNSB and recommendations for enhancement. The evaluations focused on federal institutions, but there is a disparity in policy implementation at federal and state levels, due to different regulations, dam characteristics, and regional hydrological conditions. This research hypothesizes that it is possible to identify enhancements for the national policy through a relevant case study, encompassing: validation of the national evaluation of PNSB in the State; organizational assessments of the dam owner and the regulatory authority; participatory evaluation by the population in the area potentially affected by the dam break; and surveillance campaigns to monitor the conservation status. The selected case study was the Jucazinho Dam, which is the tallest dam in Brazil not used for mining waste containment that is simultaneously classified in the “high” risk category and “high” potential associated damage category. Despite its strategic role in water supply and flood control, the dam remained in an “alert” state for nearly seventeen years due to structural issues. Jucazinho is managed by the National Department of Works Against Droughts (Dnocs), which manages the largest number of dams in Brazil. Regarding the results, in terms of validating the evaluation of the PNSB by Apac/PE, it was found that there is considerable agreement with the diagnosis and proposed initiatives, satisfaction with the outcomes, but the effectiveness of the policy framework and the quality of governance were considered to be average. Additionally, risk management was identified as a critical issue. Organizational assessments revealed limitations faced by the regulatory authority, such as lack of resources to cover all regulated dams, necessitating prioritization of actions. For the dam owner, it was found that Dnocs dams in the State of Pernambuco are generally in poor condition due to inconsistent management, lack of workforce replacement, and insufficient resources for maintenance and recovery. As alternatives, it is advisable to seek further involvement from the ministry to which the DNOCS is linked and to look for new funding sources to cover the operation and maintenance of the infrastructure. From the population's perspective, the main issues concerning water resources are pollution, floods, and dam safety, highlighting the need to improve communication and environmental education. Finally, the importance of an interinstitutional, integrated, collaborative, and participatory approach is emphasized to enhance the effectiveness of the PNSB and to raise public awareness of the risks.pt_BR
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