Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57545
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes | - |
dc.contributor.author | ALVES, Adriano de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-26T12:57:21Z | - |
dc.date.available | 2024-08-26T12:57:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Adriano de Freitas. Direitos humanos e segurança pública: um estudo da formação do policial militar em Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57545 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa justifica-se pelos altos índices de mortes em intervenções policiais de pessoas negras e transgêneros vivendo em favelas ou bairros pobres do nosso país. O Estado Democrático de Direito acaba falhando por não conseguir criar políticas públicas que ofereçam mais dignidade a populações vulneráveis, combatendo direitos violados, corroborando políticas de segregação e reproduzindo as mais diversas modalidades de racismo, homofobia, transfobia e misoginia. Nosso objeto de estudo é investigar a formação dos policiais militares e a relação com a redução da violência, tendo, como sujeitos, policiais militares formados pela Academia Policial Militar no Município do Paudalho-PE (APMP), e no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), no Recife-PE. O objetivo geral desta pesquisa consiste em: analisar a formação dos policiais militares do Estado de Pernambuco. Os objetivos específicos: se elegeu: a) analisar as matrizes curriculares referentes aos conteúdos em Direitos Humanos; b) compreender as concepções dos policiais militares sobre os Direitos Humanos, e c) Levantar informações para mapear a realidade da violência policial em Pernambuco. Nosso problema: como a inclusão de disciplinas sobre os Direitos Humanos no Curso de Formação de policiais Militares de Pernambuco contribuem para a redução das violências cometidas por estes policiais durante o desempenho de suas funções? Consultaram-se os seguintes referenciais: Accioly (2020), Adorno (2019), Almeida (2018), Bittar (2019), Benevides (2021), Bretas (2020), Mbembe et al (2018). O caminho metodológico consiste em uma abordagem qualitativa, subsidiada por uma revisão bibliográfica e uma análise documental dos seguintes documentos: as malhas curriculares dos cursos de formação de oficiais e soldados no ano de 2018, analisadas e comparadas aos conteúdos relacionados a atividade policial e Direitos Humanos (DH). Análise fundamentada em Minayo (2015), Creswel (2014), Cellard (2014), Marconi; Lakatos (2018), somada à técnica de grupos focais, conforme esclarecem Santibanez; Lima (2021) e Gatti (2016), juntamente com entrevistas semiestruturadas, conduzidas por perguntas on-line e presenciais aplicadas aos policiais militares entrevistados, totalizando 18 que entraram na corporação no último concurso expirado em 2022, divididos em: 6 militares no Recife e Região metropolitana, 6 em Caruaru, no agreste, e 6 em Petrolina, no sertão de Pernambuco. Os dados foram examinados a partir da análise de conteúdo de Bardin (1977). No curso de formação foram identificadas cargas horárias em disciplinas relacionadas aos DH, satisfatórias em parte, pois precisam ser aumentadas para contemplarem a prática. Os resultados revelaram que a formação policial atinente aos Direitos Humanos, observadas nas malhas, precisa ter vivências práticas durante a formação. Os cursos de capacitação são muito incipientes e pouco procurados. No Curso foram observadas divergências do que é vivido na prática e na teoria atinente à atividade policial no tocante aos DH. Alguns professores repassam o conteúdo sem debates sobre os DH e nem todos atendem às expectativas dos alunos. Os entrevistados se reconhecem como instrumento do Estado permanentemente, e vão além de suas atividades laborais devido à falta de Segurança Pública no país. Entendem que eles são aqueles que têm o dever de garantir os direitos fundamentais, dentre os quais, o da segurança 24 horas por dia. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Segurança Pública | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Formação Policial | pt_BR |
dc.title | Direitos humanos e segurança pública : um estudo da formação do policial militar em Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0856067396268316 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0661893163690196 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.description.abstractx | Courses in 2018, analyzed and compared to the content related to police activity and Human Rights (HR). Analysis based on Minayo (2015), Creswel (2014), Cellard (2014), Marconi; Lakatos (2018), added to the focus group technique, as clarified by Santibanez; Lima (2021) and Gatti (2016), along with semi-structured interviews, conducted by online and face-to-face questions applied to the military police The research is justified by the high rates of deaths in police interventions of black and transgender people living in slums or poor neighborhoods in our country. The Democratic Rule of Law ends up failing to create public policies that offer more dignity to vulnerable populations, combating violated rights, corroborating segregation policies and reproducing the most diverse forms of racism, homophobia, transphobia and misogyny. Our object of study is to investigate the training of military police officers and the relationship with the reduction of violence, using as subjects military police officers trained at the Military Police Academy in the Municipality of Paudalho-PE (APMP), and at the Centre for the Training and Improvement of Police Officers (CFAP), in Recife- PE. The general objective of this research is to analyze the training of military police officers in the state of Pernambuco. The specific objectives were a) to analyze the curricular matrices relating to human rights content; b) to understand military police officers' conceptions of human rights, and c) to gather information to map the reality of police violence in Pernambuco. Our problem: how does the inclusion of subjects on human rights in the training course for military police officers in Pernambuco contribute to reducing the violence committed by these officers during the performance of their duties? The following references were consulted: Accioly (2020), Adorno (2019), Almeida (2018), Bittar (2019), Benevides (2021), Bretas (2020), Mbembe et al (2018). The methodological approach consists of a qualitative approach, supported by a bibliographic review and a documentary analysis of the following documents: the curricula of the officer and soldier training officers interviewed, totaling 18 who entered the corporation in the last competition expired in 2022, divided into: 6 military personnel in Recife and the metropolitan region, 6 in Caruaru, in the agreste region, and 6 in Petrolina, in the sertão region of Pernambuco. The data was analyzed using Bardin's (1977) content analysis. In the training course, workloads were identified in subjects related to HR, which were satisfactory in part, as they need to be increased to include practice. The results revealed that police training in human rights, as observed in the meshes, needs to have practical experiences during training. Training courses are very incipient, and little sought after. In the course, there were differences between what is experienced in practice and in the theory of police activity in relation to human rights. Some teachers pass on the content without discussing HR and not all of them meet the students' expectations. The interviewees recognize themselves as an instrument of the state, permanently, and in doing so they go beyond their work activities due to the lack of public security in the country. They understand that they are the ones who have a duty to guarantee fundamental rights, including 24-hour security. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Adriano de Freitas Alves.pdf | 3,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons