Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57598

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCASTRO, Airton Temístocles Gonçalves de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Bruno da Cunha Lima e-
dc.date.accessioned2024-08-30T12:13:24Z-
dc.date.available2024-08-30T12:13:24Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.date.submitted2024-03-12-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Bruno da Cunha Lima e. Contagem e OBMEP: um exercício de matemática crítica. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57598-
dc.description.abstractA Modelagem na Educação Matemática na perspectiva da Matemática Crítica, é uma abordagem pedagógica inspirada nas ideias de Ole Skovsmose (1994), e tem como pioneiros no Brasil Jonei Cerqueira Barbosa (2004) e Jussara de Loiola Araújo (2012). O presente trabalho se ancorou nestas ideias para apresentar uma proposta de intervenção no conteúdo de Análise Combinatória, previsto de maneira incipiente no ensino fundamental mas recorrente na prova da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Por meio de exemplos, pretendemos inspirar colegas professores a incentivarem seus alunos a enfrentarem os desafios da olimpíada sem necessariamente preparar aulas teóricas sobre análise combinatória, introduzindo os conceitos, nomenclaturas e fórmulas associadas.pt_BR
dc.format.extent35 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Análise Combinatóriapt_BR
dc.subjectOlimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas e Privadaspt_BR
dc.titleContagem e OBMEP: um exercício de matemática críticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1615361219032941pt_BR
dc.description.abstractxMathematical Modeling in the perspective of Critical Mathematics Education, is a pedagogical approach inspired by the ideas of Ole Skovsmose (1994), and was pioneered in Brazil by Jonei Cerqueira Barbosa (2004) and Jussara de Loiola Araújo (2012). The present work based itself in those ideas to present a possible intervention in the teaching of Combinatorics, still incipient in the first part of Brazil’s basic education, although recurring in the Brazilian Mathematical Olympiad of Public and Private Schools (OBMEP, in portuguese). Through exemples, we intend to inspire fellow teachers to encourage students to take the Olympics without necessarily preparing theoretical classes on combinatorics, introducing concepts, names, and associated formulas.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemáticapt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Bruno da Cunha Lima e Nascimento.pdf941,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons