Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57598
Comparte esta pagina
Título : | Contagem e OBMEP: um exercício de matemática crítica |
Autor : | NASCIMENTO, Bruno da Cunha Lima e |
Palabras clave : | Modelagem Matemática; Ensino de Análise Combinatória; Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas e Privadas |
Fecha de publicación : | 2-oct-2023 |
Citación : | NASCIMENTO, Bruno da Cunha Lima e. Contagem e OBMEP: um exercício de matemática crítica. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | A Modelagem na Educação Matemática na perspectiva da Matemática Crítica, é uma abordagem pedagógica inspirada nas ideias de Ole Skovsmose (1994), e tem como pioneiros no Brasil Jonei Cerqueira Barbosa (2004) e Jussara de Loiola Araújo (2012). O presente trabalho se ancorou nestas ideias para apresentar uma proposta de intervenção no conteúdo de Análise Combinatória, previsto de maneira incipiente no ensino fundamental mas recorrente na prova da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Por meio de exemplos, pretendemos inspirar colegas professores a incentivarem seus alunos a enfrentarem os desafios da olimpíada sem necessariamente preparar aulas teóricas sobre análise combinatória, introduzindo os conceitos, nomenclaturas e fórmulas associadas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57598 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Bruno da Cunha Lima e Nascimento.pdf | 941,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons