Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57598

Comparte esta pagina

Título : Contagem e OBMEP: um exercício de matemática crítica
Autor : NASCIMENTO, Bruno da Cunha Lima e
Palabras clave : Modelagem Matemática; Ensino de Análise Combinatória; Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas e Privadas
Fecha de publicación : 2-oct-2023
Citación : NASCIMENTO, Bruno da Cunha Lima e. Contagem e OBMEP: um exercício de matemática crítica. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A Modelagem na Educação Matemática na perspectiva da Matemática Crítica, é uma abordagem pedagógica inspirada nas ideias de Ole Skovsmose (1994), e tem como pioneiros no Brasil Jonei Cerqueira Barbosa (2004) e Jussara de Loiola Araújo (2012). O presente trabalho se ancorou nestas ideias para apresentar uma proposta de intervenção no conteúdo de Análise Combinatória, previsto de maneira incipiente no ensino fundamental mas recorrente na prova da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Por meio de exemplos, pretendemos inspirar colegas professores a incentivarem seus alunos a enfrentarem os desafios da olimpíada sem necessariamente preparar aulas teóricas sobre análise combinatória, introduzindo os conceitos, nomenclaturas e fórmulas associadas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57598
Aparece en las colecciones: (TCC) - Matemática (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Bruno da Cunha Lima e Nascimento.pdf941,95 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons