Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57618
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barroso, Maria Aida Falcão Santos | - |
dc.contributor.author | Barbosa Filho, Gustavo Henrique Ventura | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-02T19:00:26Z | - |
dc.date.available | 2024-09-02T19:00:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-01 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-02 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA FILHO, Gustavo Henrique Ventura. PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CANTO CORAL AMADOR: revisão bibliográfica sobre a prática e o papel do regente. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57618 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho refere-se ao papel do regente no ensino-aprendizagem na prática coral, considerando coros amadores e abordando questões relevantes na prática coral como aprendizagem musical, desenvolvimento vocal e socialização. A pesquisa busca responder qual o papel do regente dentro de uma perspectiva educacional à frente de um coro, sendo norteada pelo principal objetivo que é entender o papel do regente nos diversos processos de ensino-aprendizagem do canto coral, considerando os coros não profissionais. Assim, baseia-se em autores como Rita Fucci Amato, Sérgio Figueiredo, Carlos Alberto Figueiredo, Ana Lúcia Gaborim-Moreira, Caiti Hauck-Silva, Ricieri Carline Zorzal, que contribuíram para discussão da prática coral, ensino e aprendizagem, inteligência vocal, consciência respiratória, gestos musicais, construção da sonoridade por meio do desenvolvimento vocal e socialização. Por fim, foi realizada a discussão do levantamento bibliográfico por meio da categorização de termos encontrados na revisão de literatura e os resultados obtidos por meio da análise das categorias apresentadas nos artigos levantados e também a conclusão da pesquisa destacando a contribuição que a mesma pode trazer através dos assuntos discutidos e dos resultados obtidos. | pt_BR |
dc.format.extent | 46p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem musical | pt_BR |
dc.subject | Canto coral | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Vocal | pt_BR |
dc.subject | Regente | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.title | PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CANTO CORAL AMADOR: revisão bibliográfica sobre a prática e o papel do regente | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5415256390944704 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8495338048451219 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work refers to the role of the conductor in teaching-learning in practice choir, considering amateur choirs and addressing relevant issues in choral practice such as musical learning, vocal development and socialization. The search seeks answer what is the role of the conductor within an educational perspective at the head of a choir, being guided by the main objective which is to understand the role of the conductor in diverse teaching-learning processes of choral singing, considering choirs not professionals. Thus, it is based on authors such as Rita Fucci Amato, Sérgio Figueiredo, Carlos Alberto Figueiredo, Ana Lúcia Gaborim-Moreira, Caiti Hauck-Silva, Ricieri Carline Zorzal, who contributed to the discussion of choral practice, teaching and learning, vocal intelligence, respiratory awareness, musical gestures, construction of sound through vocal development and socialization. Finally, a discussion of the bibliographic survey through the categorization of terms found in the review of literature and the results obtained through the analysis of the categories presented in the articles collected and also the conclusion of the research highlighting the contribution that can bring through the topics discussed and the results obtained. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Gustavo Ventura.pdf | 797,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons