Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57633

Compartilhe esta página

Título: RPG: jogo de interpretação e o ensino da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): SANTOS, Vandilson Batista dos
Palavras-chave: Jogo; Jogo RPG de mesa; Ensino da leitura e escrita
Data do documento: 8-Nov-2022
Citação: SANTOS, Vandilson Batista dos. RPG: jogo de interpretação e o ensino da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo analisar como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental percebem a contribuição do jogo RPG como ferramenta didática para o ensino da leitura e escrita. Como fundamento dessa discussão, recorremos a André Marcatto (1996), Andréa Pavão (2000), Wagner Luiz Schmit (2008) e Claúdio Silva (2016) sobre o uso dos jogos e do Jogo de RPG, e sobre o ensino da leitura e escrita em Magda Soares (2001), Jane Maria Braga (2000), Ana Teberosky (2003), e Telma leal (2005). A pesquisa caracteriza-se como um estudo de campo de natureza qualitativa, realizada em uma escola da rede municipal do Recife, onde realizamos a observação de aulas e uma entrevista semiestruturada com 5 professoras das turmas que compõem o ciclo de alfabetização, 1°, 2º e 3º anos dos anos iniciais Ensino Fundamental. Os resultados mostraram que as professoras recorrem aos jogos como instrumentos facilitadores da aprendizagem da leitura e escrita, sendo o RPG um grande potencializador desta aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57633
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vandilson Batista dos Santos.pdf229,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons