Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57633
Compartilhe esta página
Título: | RPG: jogo de interpretação e o ensino da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | SANTOS, Vandilson Batista dos |
Palavras-chave: | Jogo; Jogo RPG de mesa; Ensino da leitura e escrita |
Data do documento: | 8-Nov-2022 |
Citação: | SANTOS, Vandilson Batista dos. RPG: jogo de interpretação e o ensino da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental percebem a contribuição do jogo RPG como ferramenta didática para o ensino da leitura e escrita. Como fundamento dessa discussão, recorremos a André Marcatto (1996), Andréa Pavão (2000), Wagner Luiz Schmit (2008) e Claúdio Silva (2016) sobre o uso dos jogos e do Jogo de RPG, e sobre o ensino da leitura e escrita em Magda Soares (2001), Jane Maria Braga (2000), Ana Teberosky (2003), e Telma leal (2005). A pesquisa caracteriza-se como um estudo de campo de natureza qualitativa, realizada em uma escola da rede municipal do Recife, onde realizamos a observação de aulas e uma entrevista semiestruturada com 5 professoras das turmas que compõem o ciclo de alfabetização, 1°, 2º e 3º anos dos anos iniciais Ensino Fundamental. Os resultados mostraram que as professoras recorrem aos jogos como instrumentos facilitadores da aprendizagem da leitura e escrita, sendo o RPG um grande potencializador desta aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57633 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Vandilson Batista dos Santos.pdf | 229,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons